O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Martins, participou nos dias 06, 07 e 08 de julho, do “13º Fórum Mestres e Conselheiros – O Futuro do Patrimônio”, que aconteceu na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte.

O Fórum Mestres e Conselheiros é um evento único no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação. Com isso, cria-se um espaço de discussão, envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação, posto a dialogar de forma multidisciplinar com as diversas áreas do conhecimento.

Reconhecido hoje como referência na discussão da municipalização do patrimônio e da educação patrimonial, este Fórum foi realizado pela primeira vez em 2008, e chegou à sua 13ª edição em 2022. O evento manteve sua periodicidade anual, sempre atraindo profissionais e pesquisadores de todas as regiões brasileiras e mesmo do exterior, principalmente dos países ibero-americanos, publicando-se anais científicos em todas suas edições. Desde 2020, o evento adotou o formato virtual, devido à pandemia do Covid19. Na edição deste ano, tivemos um formato híbrido – com participações presenciais e online.

Neste ano, o Fórum, ao lado de suas discussões já tradicionais sobre a participação e educação patrimonial, enfocou a temática do “futuro do patrimônio”, convidando os participantes a voltarem seus olhares sobre os cenários prospectivos para o nosso patrimônio. Invertendo as expectativas de um evento sobre o patrimônio, o evento buscou estimular nossa imaginação a explorar as possibilidades que se abrem à nossa frente, pensando e propondo alternativas para o futuro do nosso patrimônio.

Mantendo o seu caráter plural, o Fórum Mestres e Conselheiros sempre abre espaço para apresentação de trabalhos científicos, que são publicados em anais indexados, e também de relatos de experiências práticas da área da preservação do patrimônio cultural.

No evento aconteceram palestras, conferências, mesas redondas e oficinas de capacitação na área do Patrimônio Cultural. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Martins participou de várias palestras, conferências, mesas redondas e de três oficinas de capacitação, sendo elas: “Os Mestres de ontem e de hoje e a valorização dos seus saberes para a preservação do Patrimônio Cultural”; “A importância do patrimônio espeleológico brasileiro” e “Inventários Participativos: uso de mapas de percepção na construção do patrimônio cultural”.

Todos os anos o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos esta presente no Seminário, se capacitando e trazendo novas visões na área do Patrimônio Cultural para o município.

Abertura oficial do “13º Mestres e Conselheiros – O Futuro do Patrimônio” em Belo Horizonte/MG
Palestra do Doutor Leonardo Barci Castriota, durante o “13º Mestres e Conselheiros – O Futuro do Patrimônio” em Belo Horizonte/MG
Oficina de capacitação “Inventários Participativos: uso de mapas de percepção na construção do patrimônio cultural”, na qual participou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos
Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Martins, no “13º Mestres e Conselheiros – O Futuro do Patrimônio” em Belo Horizonte. Seminário reuniu pesquisadores, estudantes, membros dos conselhos municipais do patrimônio, secretários municipais, educadores e demais profissionais envolvidos com as políticas públicas de promoção dos bens culturais