O Prefeito Municipal, Paulo Almeida e o Secretário de Cultura e Turismo, Rideny Martins participaram no dia 10 de dezembro, de uma audiência pública na cidade de Divinópolis/MG, onde foram debatidos os impactos da possível renovação da concessão de uso da malha ferroviária pela FCA/VLI nos municípios mineiros e cujo processo já está em curso sob a coordenação da ANTT e do Ministério da Infraestrutura.

O Prefeito e o Secretário atenderam a um convite realizado pelo Deputado Federal Domingos Sávio. Participaram da audiência: Deputados; Prefeitos; Vereadores; Secretários; lideranças municipais e a população em geral; onde o assunto foi amplamente debatido, buscando assegurar garantias de interesse coletivo.

O Deputado Federal Domingos Sávio, destacou a importância da realização dessa reunião e o quanto é fundamental para a região. “A reunião tem como principal propósito nos unirmos, por uma causa que é de todos nós”, afirmou.

O Deputado Estadual e presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, João Leite, destacou a importância deste debate. “Esta discussão é de extrema importância para que tenhamos uma renovação de concessão justa. Ouvimos muitas reclamações da população e dos representantes de Divinópolis. Vamos acompanhar para que a VLI e a ANTT atendam todos esses pedidos, que são importantes para a população, não só de Divinópolis, mas de todos os municípios cortados pela ferrovia”, disse o deputado.

O coordenador de Ativos e Meio Ambiente da ANTT, Jean Mafra dos Reis, afirmou que a entidade é sensível a todas as questões trazidas na audiência pública: “Nós buscamos equilibrar os diversos interesses envolvidos dos atores, seja a própria sociedade, bem como o interesse da empresa, no sentido da renovação, bem como o interesse e objetivos do governo brasileiro no sentido de fazer com que esse programa siga em frente. O equilíbrio desses diversos interesses é o principal papel que a Agência tem nesse processo”.

Vereador Diego Espino – de Divinópolis; Prefeito Paulo Almeida e Secretário de Cultura e Turismo Rideny Martins
Deputado Federal Domingos Sávio e Prefeito Municipal Paulo Almeida