BREVE DESCRIÇÃO DO BEM CULTURAL:

A Imagem de São Jerônimo, tombada pelo município de Campos Altos como bem cultural móvel, possui uso contemplativo e religioso para comunidade de São Jerônimo dos Poções e pertence ao acervo da Igreja do Distrito, ficando no altar-mor da mesma.

Peça sacra mais antiga do município, com mais de 100 anos, a imagem foi restaurada na década de 1980 com uso de pintura oleosa inadequada. Já em outubro de 2014 foi realizada a execução de procedimentos de conservação, higienização e imunização por restaurador e conservador, contratado pela Secretaria de Cultura.

Entretanto, era necessário o restauro integral da peça, com intuito de corrigir todos os danos e descaracterizações existentes no elemento estrutural, suporte e na camada pictórica.

Trata-se de uma imagem de talha inteira em madeira com as dimensões: Imagem: 1,47cm X 47cm X 46cm; Base: 9cm X 35cm X 30cm; Resplendor: 9,5cm X 9cm. Apresenta estado de conservação REGULAR com ataque insetos xilófagos, afastamentos e perdas de blocos, fissuras, rachaduras, repintura em toda escultura, perda de policromias e sujidades aderidas em toda obra.

Diante da necessidade e pensando em preservar o bem cultural, a Prefeitura Municipal de Campos Altos, através da Secretaria de Cultura e Turismo contratou, através de processo licitatório, a empresa “Duo Restauração e Projetos”, para realizar o restauro completo da Imagem Centenária de São Jeronimo.

E no dia 27 de maio, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins foi à Belo Horizonte, levar a Imagem até a sede da empresa que será a responsável pelo trabalho.

O prazo previsto para o restauro total da peça sacra é de 6 meses. A Paróquia Santa Terezinha e a comunidade de São Jerônimo poderão acompanhar todo o processo de restauro da Imagem, através de um grupo criado no Whatsapp, pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Os recursos utilizados neste projeto são da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos, já que, a Imagem de São Jerônimo é tombada como Patrimônio Cultural do município. E estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins e Cleidiele Bertolino na Igreja do Distrito de São Jerônimo dos Poções embalando e preparando a Imagem para o transporte para a cidade de Belo Horizonte:

Entrega da Imagem de São Jerônimo na sede da empresa “Duo Restauração e Projetos”, em Belo Horizonte, para início da restauração. O prazo previsto para o restauro total da peça sacra é de 6 meses: