Dando continuidade aos serviços de manutenção e melhoramento no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está realizando a reforma e pintura das escadarias, passeios, corrimões, gruta, muros, pontos de acesso, entradas das Igrejas e portões existentes no complexo.

Os colaboradores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos estão realizando os serviços que visa reformar e melhorar o visual do principal ponto turístico de nossa cidade. Em outra ocasião, a Prefeitura e o Santuário haviam realizado o plantio de árvores ao lado das escadarias.

E ainda esta sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo um projeto artístico para a gruta e os muros que ficam ao lado do acesso da escadaria superior. Também serão substituídas as lâmpadas que iluminam o Cruzeiro de estrutura metálica.

A reforma e pintura estão sendo custeadas com recursos financeiros da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos, já que, o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora Aparecida é tombado como Patrimônio Cultural de Campos Altos. E estes recursos devem ser usados para este fim, proteger e manter o patrimônio histórico e cultural do município.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário Nossa Senhora Aparecida; constituído pela capelinha antiga (1951), a capelinha de pedra (1966), a Imagem de Nossa Senhora Aparecida (17,10m de altura), o Cruzeiro em estrutura metálica e a primeira Escadaria, foi tombado no ano de 2010, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, devido ao seu valor religioso, histórico e cultural.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins, esteve no local, para acompanhar e fiscalizar as obras, pois, também é presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos e os recursos utilizados na reforma e na pintura são do FUMPAC.