Aconteceu no dia 8 de dezembro na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo a última reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos no ano de 2022. O Conselho tem por finalidade assessorar o Prefeito no que diz respeito à preservação dos bens de valor cultural localizados no município de Campos Altos.

O Conselho é composto de 22 membros, representantes de várias áreas como: poder executivo, poder legislativo, sociedade civil, meios de comunicação, grupos culturais, associações, dentre outros e tem como Presidente o Sr. Rideny Ferreira Martins e Vice-presidente o Sr. Carlos Roberto de Carvalho.

Na reunião os conselheiros debateram diversos assuntos referentes ao Patrimônio Histórico e Cultural de nosso município. Dentre os assuntos discutidos destaque para:

– Trabalho do ICMS/Cultural 2022:

– Trabalho que é realizado durante todo o ano pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, que gera recursos financeiros ao município (Tombamentos, registros e inventários dos bens patrimoniais; Laudos técnicos do patrimônio cultural protegido; Projetos de Educação Patrimonial desenvolvidos na comunidade; Eventos Culturais; Reuniões do Conselho Municipal; entre outras ações).

– Prestação de contas do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos.

– Projeto de Limpeza da Igreja de Pedras do Santuário de Nossa Senhora Aparecida: valor de R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais).

– Projeto de Reforma da Igreja de Pedras do Santuário de Nossa Senhora Aparecida: valor de R$ 10.700,15 (dez mil e setecentos reais e quinze centavos).

– Projeto de restauro da Imagem de São Jerônimo: valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais).

– Projeto de reforma da Igreja de São Jerônimo: valor estimado de R$ 20.000,00 (quinze mil reais).

– Projeto de reforma e pintura do casarão rosa, situado na Rua Cornélia Alves Bicalho, nº253: valor estimado de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

– Projeto readequação de uso dos prédios da Estação Ferroviária e criação e implantação do “Centro Cultural de Campos Altos”.

Projeto dos letreiros de Campos Altos: valor estimado de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

– Projeto do folder turístico e cultural de Campos Altos: valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).

– Projeto de manutenção e atualização constante do site exclusivo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos.

EVENTOS CULTURAIS REALIZADOS E APOIADOS EM 2022:

– Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito 2022 (Festa do Congado).

Família na Praça (Parceria com o SENAR).

Arraiá na Praça 2022 (Evento junino da Prefeitura Municipal).

Show do Padre Reginaldo Manzotti.

Aniversário de Campos Altos 2022:

– Festa do Peão;

– Desfile Cívico;

– Cavalgada;

– Encontro de Carreiros e Desfile de Carros de Bois;

– Queima do Alho.

Festa de Nossa Senhora Aparecida 2022.

Festival de Capoeira 2022 (Semana da Consciência Negra e Dia Municipal da Capoeira).

– Espetáculo “Frozen: Uma Aventura Congelante”.

– Evento Natal Iluminado 2022.