Banner Top

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE CAMPOS ALTOS REALIZA PROCEDIMENTOS DE RESTAURO E CONSERVAÇÃO DE CENTENAS DE PARTITURAS DA CORPORAÇÃO MUSICAL LIRA SANTO ANTÔNIO, PERTENCENTES AO ACERVO DE BENS PROTEGIDOS DO MUNICÍPIO

O acervo de partituras da Corporação Musical Lira Santo Antonio é composto de 3.130 páginas, datadas desde a década de 60, início da banda. São diversas músicas, de vários autores; algumas destas partituras assinadas pelo primeiro maestro da banda, José Bicalho. Estas partituras se encontravam em estado de conservação ruim e se deteriorando com o passar dos anos e precisavam urgentemente de uma intervenção e serem arquivadas de uma forma mais adequada.

Pensando na preservação  e manutenção destes bens, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos contrataram no ano de 2020, através de processo licitatório, empresa especializada na área, para realizar o trabalho de restauro e conservação das partituras musicais pertencentes à banda. As partituras passaram por um processo de tratamento, com produtos específicos de conservação, foram catalogadas e organizadas em 21 pastas e 196 subpastas, classificadas por autor. E agora todo o acervo está alocado em papel especial que protege contra fungos (mofo) e bactérias.

Após a finalização de todo o processo de restauro e conservação, representantes da empresa responsável pelo trabalho estiveram em Campos Altos, no dia 24 de abril, para realizarem a entrega das centenas de partituras musicais pertencentes à banda.

Estiveram presentes na sede da Banda Lira Santo Antônio o Prefeito Municipal, Paulo Almeida e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Ferreira Martins, que fizeram a entrega oficial das partituras ao Presidente da Lira Santo Antônio, Carlos Roberto de Carvalho e ao Maestro Toninho. Também estiveram presentes a arquiteta e urbanista Catherine Fonseca Horta Salgarello e Conceição Linda de França e Kleumanery de Melo Barboza, representantes da empresa DUO Restauração e Projetos, que foi a responsável pelo trabalho.

O restauro e a conservação das partituras foram custeados com recursos financeiros da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos, já que, as partituras musicais fazem parte do acervo de bens protegidos do município. E estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural do município.

0 Comments

Leave a Comment

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator