O Prefeito Municipal, Paulo Almeida e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Martins, participaram no dia 14 de março de uma reunião, através de videoconferência, com os representantes do DNIT: Ariston Ayres, Coordenador-Geral de Patrimônio Ferroviário do DNIT e Erica Zanon, Coordenadora de Patrimônio Ferroviário; para tratarem sobre a cessão dos prédios da Estação Ferroviária de Campos Altos para uso do Município.

Na reunião foram discutidas as pendências que ainda existem para a cessão dos prédios da Estação Ferroviária de forma definitiva ao Município, já que o processo está em trâmite há alguns meses no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT.

Até o presente momento não foi oficializada a desvinculação dos prédios da estação junto a FCA/VLi e o local ainda esta cedido para a empresa. Foi informado na reunião que toda a documentação da FCA/VLi já foi enviada e que está faltando somete uma vistoria final das obras por parte do DNIT, para concluir o processo, o que deve acontecer em breve.

Também na reunião o DNIT encaminhou para análise da Prefeitura Municipal o TERMO DE CESSÃO DE USO GRATUITO DE BEM IMÓVEL, QUE ENTRE SI CELEBRAM COMO OUTORGANTE CEDENTE O DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES – DNIT, E COMO OUTORGADO CESSIONÁRIO O MUNICÍPIO DE CAMPOS ALTOS/MG. E ficou acordado que após a desvinculação do arrendamento com a FCA/VLi, será assinado este termo de cessão entre o DNIT e o Município, já que toda documentação solicitada pelo órgão a Prefeitura Municipal já foi enviada e aprovada.

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo batalham para conseguirem a cessão de uso dos prédios da Estação Ferroviária para o munícipio a mais de 12 (doze) anos. Onde já foram realizadas dezenas de reuniões com a FCA/VLi, DNIT e Ministério Público, nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Uberaba e Campos Altos, durante estes anos. E agora, finalmente, este sonho está próximo de ser alcançado, após um grande caminho percorrido.

Tudo isto só foi possível devido ao empenho da atual administração, a luta do Prefeito Municipal; Paulo Almeida e do Secretário de Cultura e Turismo; Rideny Martins, junto ao Ministério Público e ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, que instaurou o inquérito civil e realizou várias reuniões entre as partes, para enfim resolver o impasse que existia entre o município e a FCA/VLi. (A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos apresentou o projeto de restauro da estação ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, no ano de 2017).

O projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos dará novo uso para os prédios da Estação Ferroviária, que receberão: o escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural; espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local; museu e sala de exposições; memorial da ferrovia e da cidade; nova sede para Biblioteca Pública Municipal e auditório multiuso. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “Centro Cultural de Campos Altos”.

Confira o que disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Martins, sobre essa importante conquista: “Este é um sonho antigo que temos e batalhamos há anos para conquistarmos. E agora depois de muita luta e empenho estamos conseguindo concretiza-lo. Em breve teremos um “Centro Cultural”, instalado nos prédios da Estação Ferroviária que possuem mais de 100 anos de história e onde se deu o início de nossa cidade. Mais um ponto turístico e de visitação. Toda a cultura de Campos Altos será reunida em um local único, no centro da cidade. Uma grande conquista para o setor cultural, do patrimônio histórico e turístico de nosso município. Ainda temos muito trabalhado a fazer, mas estou muito feliz por conseguir desenvolver mais este grande projeto para Campos Altos”.