Aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de maio, em Campos Altos, uma grande Festa em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Ifigênia, Nossa Senhora Aparecida, Divino Espírito Santo, Cosme e Damião. O evento teve a duração de três dias e contou com a participação da população campos-altense e centenas de congadeiros.

No dia 26 de maio, sexta-feira, foram levantadas as bandeiras de promessa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, realizado pelos ternos de Campos Altos “Moçambique Luz Divina”, “Catupé Rainha da Paz” e “Catupé Pena Verde”. No sábado, dia 27 de maio, aconteceu o levantamento das bandeiras de promessa na sede do Reino e na Igreja São Sebastião, também realizado pelos ternos de Campos Altos.

No domingo, dia 28 de maio, no período da manhã, as guardas visitantes foram recepcionadas pelo coroado da Festa na sede do Reino, onde cada grupo se apresentou. Logo após aconteceu procissão, com saída da Avenida José Bueno de Paula, com destino a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, onde foi realizada a Santa Missa, celebrada pelo Padre Antônio. As guardas ainda se apresentaram durante todo o dia pelas ruas da cidade e a tarde teve procissão com saída da Igreja Matriz, com destino a Praça Benedito Valadares. O encerramento foi realizado na praça, onde cada terno fez sua apresentação individual e recebeu lembranças de participação na Festa.

O evento contou com a participação de 22 (vinte e dois) ternos de congado, representantes de Campos Altos e dos municípios (e distritos) de: Araxá; Santa Rosa da Serra; Ibiá; Bambuí; Cachoeirinha; Matutina; Luz; São Roque de Minas; Arcos; Carmo do Paranaíba e Cristais. As guardas de Campos Altos participantes foram o “Catupé Rainha da Paz”, “Catupé Pena Verde” e o “Moçambique Luz Divina”.

Durante todo o dia a população campos-altense esteve presente em grande número para acompanhar e prestigiar o evento, que foi um festival de cores, danças e música: baseados na fé. O Prefeito Municipal Paulo Almeida, que é o Rei Perpétuo da Festa; a Rainha Conga Eva de Fátima; a Rainha Perpétua Maria do Perpetuo; a Princesa Isabel Danielli Aparecida; a Capitã Regente do “Moçambique Luz Divina” Cláudia Aparecida, o vice-prefeito Vicente Mateus e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny Martins recepcionaram as guardas visitantes, acompanharam durante todo o dia o festejo e estiveram na Praça Benedito Valadares para realizarem o encerramento da Festa e agradecerem a presença de todos os grupos participantes e a população campos-altense.

A Festa foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, juntamente com a guarda “Moçambique Luz Divina” de Campos Altos. O evento contou com a participação de vários grupos de Congado e grande envolvimento e apoio da população campos-altense.

Agradecemos a todos que participaram desta realização, aos colaboradores; os festeiros; os voluntários; a Paróquia Santa Terezinha; os ternos “Catupé São Benedito” e “Catupé Rainha da Paz”; a Rainha Conga e família; e também aos que estiveram presentes na Festa, que ajudam manter viva esta tradição cultural de Campos Altos.