Banner Top

GUARDAS DE CONGADO

Em Campos Altos existem três grupos de Congado:

– Guarda “Moçambique Luz Divina” – Capitão: João Hericklis.

– Guarda “Catupé São Benedito” – Capitão: Rogério Aparecido Barnabé.

– Guarda “Catupé Pena Verde” – Capitão: Walter Teodoro dos Reis.

       Os grupos de Congado de Campos Altos participam da Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Bendito de Campos Altos, de outros eventos culturais e também de festas em cidades de toda a região, com apoio da Prefeitura Municipal.

      A Festa de Nossa Senhora do Rosário no Brasil está ligada a grupos negros que realizam folguedos conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. O Congado é a dança dramática afro-brasileira, criada pelos escravos, no século dezessete, em que se representa a coroação de um rei ou uma rainha com lutas simbólicas de espada.

            Por essa vinculação aos negros, tal expressão cultural se tornou também uma Festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Ifigênia. Na celebração, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, existe uma hierarquia, tendo como destaque o rei, a rainha, os generais e capitães.

            São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos, que mudam de acordo com sua função ritual na Festa e no cortejo: moçambiques, catupés, marujos, congos, vilões e outros. As cores das roupas são alegres, geralmente são as cores das vestimentas de Nossa Senhora do Rosário: rosa, azul e branca.

            Em Campos Altos os fundadores da tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, que aconteceu na década de 70, são os senhores Francisco Virgíneo da Silva e Virgílio Amâncio. Desde então o festejo acontece em nossa cidade todos os anos no mês de maio.

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator