No último dia 18 de abril, esteve em Campos Altos o representante do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Wagner Luiz de Oliveira, para realizar a vistoria final do estado de conservação dos prédios da Estação Ferroviária de Campos Altos, após a reforma realizada em 2021. Esta vistoria foi realizada para conclusão do processo de devolução dos imóveis por parte da VLI Logística/FCA para a União. Acompanharam a inspeção o Prefeito Municipal, Paulo Almeida e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins.

Até o presente momento não foi oficializada a desvinculação dos prédios da estação junto a VLI Logística/FCA e o local ainda esta cedido para a empresa. Toda a documentação da VLI Logística/FCA já foi enviada e estava faltando somete esta vistoria final das obras por parte do DNIT, para concluir o processo. Após a conclusão do processo e a desvinculação do arrendamento com a VLI Logística/FCA, será assinado o termo de cessão entre o DNIT e o Município, já que toda documentação solicitada pelo órgão a Prefeitura Municipal já foi enviada e aprovada.

Assim o município aguarda estes processos serem finalizados e oficializados, para que em seguida possa dar início nos procedimentos de implantação do projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos que dará novo uso para os prédios da Estação Ferroviária, que receberão: o escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo; sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural; espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local; museu e sala de exposições; memorial da ferrovia e da cidade; nova sede para Biblioteca Pública Municipal e auditório multiuso. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “Centro Cultural de Campos Altos”.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos está recebendo contribuições (documentos, fotografias, objetos, materiais, jornais e depoimentos) sobre a história da Estação Ferroviária e da Ferrovia em Campos Altos.

Faça parte deste momento tão importante. Ajude-nos a contar a história da Estação Ferroviária de Campos Altos!