Banner Top


Foi realizado no último dia 27 de janeiro o teste das cores que serão usadas na pintura da Estação Ferroviária. As cores dos prédios serão azul e branco e foram escolhidas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, remetendo a como era a estação há anos atrás.

Como existem várias tonalidades de azul, os testes foram realizados para ver qual cor se assemelha mais as cores da estação antigamente. O azul escolhido foi o “azul delrey”.

Estiveram presentes no local o Secretario Municipal de Cultura e Turismo Rideny Ferreira Martins, representes da VLi/FCA, funcionários da empresa que esta fazendo a reforma e membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos.

Já foi construído o novo local onde serão alojados os funcionários e materiais da VLi/FCA. A nova base de trabalho da empresa ficara atrás dos prédios da estação.

Nos últimos dias teve início a pintura da fachada externa dos prédios. Também já foi instalada a nova tela de proteção na antiga plataforma de desembarque. A reforma já esta bem adiantada.

A reforma dos prédios da Estação Ferroviária de Campos Altos e seu entorno tiveram início no mês de novembro de 2020 e está sendo baseada no PROJETO DE RESTAURO, COMPLEMENTARES E REQUALIFICAÇÃO ARQUITETÔNICA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos no ano de 2014.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural aprovou o projeto de reforma, com algumas ressalvas, que a FCA/VLi providenciou, escolheu as novas cores dos prédios e está acompanhando as obras, por ser tratar de um bem patrimonial tombado pelo município, no ano de 2004.

Após a conclusão da reforma, o local será entregue aos cuidados do município pelo DNIT. Em seguida a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo fará a adaptação do local, mudanças, compra de imobiliários e equipamentos, acerto dos detalhes, entre outros, para que assim seja implantado o “Centro Cultural de Campos Altos”. A previsão de todo este processo é de 1 (um) ano. A inauguração provavelmente será no inicio do ano de 2022.

O projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, produzido no ano de 2014, propõe novo uso para os prédios da Estação Ferroviária. Após a reforma e cessão dos prédios ao município, o local receberá: o escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local, sala de exposições (museu), memorial da ferrovia e da cidade, nova sede para Biblioteca Pública Municipal e auditório multiuso. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “Centro Cultural de Campos Altos”.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pleiteia a cessão de uso dos prédios da Estação Ferroviária para o munícipio a mais de 10 (dez) anos. Durante todo esse período foram realizadas dezenas de reuniões com a FCA, VLi, DNIT e Ministério Público, nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Uberaba e Campos Altos, para tratar do assunto. E agora, finalmente este sonho esta próximo de ser concretizado.

Tudo isto só foi possível devido ao empenho da atual administração, junto ao Ministério Público e ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, que instaurou o inquérito civil, para enfim resolver o impasse que existia entre o município e a FCA. (A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos apresentou o projeto de restauro da estação ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, no ano de 2017).

Confira o que disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Ferreira Martins, sobre essa importante conquista: “Este é um sonho antigo que temos e batalhamos há anos para conquistarmos. E agora depois de muita luta e empenho estamos conseguindo concretiza-lo. Em breve teremos um “Centro Cultural”, instalado nos prédios da Estação Ferroviária que possuem mais de 100 anos de história e onde se deu o início de nossa cidade. Mais um ponto turístico e de visitação. Toda a cultura de Campos Altos será reunida em um local único, no centro da cidade. Uma grande conquista para o setor cultural, do patrimônio histórico e turístico de nosso município. Estou muito feliz por conseguir desenvolver mais este grande projeto para Campos Altos”.

Legenda: Estação Ferroviária – modelo ilustrativo de como ficará o local após a reforma e instalação do “Centro Cultural de Campos Altos”. As cores azul e branco foram escolhidas pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, remetendo a como era a estação há anos atrás.

VEJA O ANTES E O DEPOIS DA REFORMA DE ALGUNS SETORES DOS PRÉDIOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E SEU ENTORNO ABAIXO:

0 Comments

Leave a Comment

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator