Banner Top

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: CONHECER PARA PRESERVAR

Conceito

     A Constituição Federal de 1988 aponta para uma tentativa de busca de uma memória plural com novas perspectivas de preservação. No âmbito estadual, o que tem sido feito – além de manter os instrumentos legais de proteção, como: inventário do acervo cultural, tombamento de bens materiais e registro dos imateriais – é o incentivo ao desenvolvimento, entre os municípios, de práticas e ações de Educação Patrimonial. Mas o que vem a ser essa nova categoria de ensino e aprendizado e obtenção de conhecimento?

“A Educação Patrimonial, como atividade complementar nas escolas públicas, tem o papel de sensibilizar para a preservação, alicerçada no respeito aos valores sociais e éticos da educação cívica”.

“O trabalho de Educação Patrimonial busca levar às crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural e a comunidade em geral deverá, além de se identificar com o patrimônio cultural, garantir sua permanência e vitalidade”.

A Educação Patrimonial é um instrumento de alfabetização cultural que amplia o sentido de conexão com a memória histórica social e cultural dos grupos sociais, promovendo a valorização e o reconhecimento da diversidade cultural, bem como tratando da exclusão social presente na sociedade brasileira”[1].   

 

      Aderindo a esse plano de Educação Patrimonial resta-nos ainda as perguntas como, o quê e para quê nos dedicarmos à preservação de nossos bens culturais. A principal tarefa dos educadores e educandos envolvidos nessa proposta de educação é refletir sobre sua cidade enquanto lugar do encontro, da convivência, lugar onde construímos nossos caminhos e nossa memória coletiva. Esta sim merece destaque, pois, é ela importante fator para a construção de identidades coletivas e para o estabelecimento de relações entre o passado e o presente. Conhecer e preservar o patrimônio cultural de nossas cidades é garantir que a sociedade tenha maiores oportunidades de perceber a si própria e assim propagar e garantir a vivência da cidadania.

Exemplos de Projetos já desenvolvidos com a temática “Patrimônio Cultural” em Campos Altos

 

Tema: Minha Cidade, o projeto teve a adesão das escolas estaduais e municipais.

Período: 2010 a 2011

[1] Trechos retirados do livro “Reflexões e Contribuições para a Educação Patrimonial”, da Coleção Lições de Minas, produzida pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Tema: Identidades Culturais de Campos Altos, o projeto teve a adesão das escolas municipais.

Ano: 2012

 

Tema: Projeto Educar, teve a adesão das escolas municipais.

Ano: 2013 a 2016

Tema: A Cultura do Café em Campos Altos: Aroma e Sabor, teve a adesão das escolas municipais.

Ano: 2017

 

Tema: “Os Times de Futebol de Campos Altos”, teve a adesão das escolas municipais.

Ano: 2018

 

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator