SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE CAMPOS ALTOS ESTA EXECUTANDO PROJETO APROVADO NO FEC – FUNDO ESTADUAL DE CULTURA, QUE IRÁ BENEFICIAR GRUPOS DE CAPOEIRA DE CAMPOS ALTOS, NO VALOR DE R$ 65.463,00 (SESSENTA E CINCO MIL, QUATROCENTOS E SESSENTA E TRÊS REAIS)

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos está executando o projeto “Festival de Capoeira de Campos Altos”, com recursos financeiros do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais – FEC. O objetivo do Projeto é promover a valorização, manutenção, proteção e divulgação da Capoeira, Capoeiristas e Rodas de Capoeira existentes no Município. O projeto consiste em várias etapas, conforme descrito abaixo.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, as historiadoras, Keila Guimarães e Andrezza Velloso, e a antropóloga, Bruna Bacelete, estão fazendo uma pesquisa referente à história, memória e atuação dos praticantes da capoeira. Durante o mês de junho de 2021, as referidas técnicas realizaram várias entrevistas por meio remoto com capoeiristas residentes em Belo Horizonte e Região Metropolitana, além da Região do Alto Paranaíba, Centro Oeste Mineiro para contextualizar tal temática no âmbito estadual.

Entre os dias 12 e 15 de julho de 2021, Keila Guimarães e Bruna Bacelete, estiveram em Campos Altos e entrevistaram diversos capoeiristas locais, entre eles, o contramestre Cobrinha (José Barcelos de Oliveira) e o professor Muzenza (Adenilson Oliveira dos Santos) do Grupo Arte e Liberdade; e o mestre Magela (Geraldo Magela Marques Silva) do Grupo Associação de Capoeira Axé Goiás de Ibiá, que está sempre presente nos eventos em Campos Altos.

Além dos seguintes integrantes do Grupo Guaiá Capoeira: contramestre Dadinho (Gladston Reger Rosário), com a instrutora Leiliane Francisleide dos Santos, e o filho do casal Kebert Henrick Reger Santos, capoeirista mirim; o mestre Neném (Ivanildo Vitor de Souza) com a esposa, Leidiana Aparecida de Souza, e a filha do casal, a monitora de primeiro grau, Kathelin Giovana Souza; o monitor de primeiro grau, Lázaro Henrique Belizário Lau dos Reis, a irmã dele e capoeirista mirim, Caroline Victória Lau dos Reis, acompanhados da mãe deles, Maria Fabiane Lau dos Reis. Além de outras cidadãs, representantes de instituições da Cidade que tem alguma relação com os capoeiristas.

A partir de tal pesquisa irá ser produzido um E-book que será repassado às instituições de ensino, bibliotecas, entidades, associações e que poderá ser acessado por todos os interessados, e ainda, um dossiê técnico para justificar o título de Patrimônio Cultural Imaterial à Capoeira de Campos Altos. Tal estudo possibilitará a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo junto com capoeiristas locais a planejar e realizar ações e políticas públicas que atendam as demandas dos praticantes de Capoeira no Município. Incentivando assim, a permanência e continuidade da expressão cultural no cotidiano de Campos Altos.

Com recursos do Projeto também está sendo realizada a compra de instrumentos musicais, uniformes, adereços, camas elásticas, tapetes tatames, colchões, tendas, aparelhagem de som, entres outros itens que irão beneficiar os grupos de capoeira do Município.

A execução do projeto teve início no mês de abril e a previsão do término é no mês de novembro deste ano, com a realização da Live “Festival de Capoeira de Campos Altos”, na Semana da Consciência Negra e Dia Municipal da Capoeira. E também a distribuição do E-book, resultado da pesquisa sobre os grupos de capoeira do Município.

Entrevistas realizadas com os Capoeiristas de Campos Altos e familiares – etapa do projeto de pesquisa, para produção do E-Book e dossiê técnico para justificar o título de Patrimônio Cultural Imaterial à Capoeira de Campos Altos: