A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos em parceria com a Paróquia Santa Terezinha realizaram no dia 12 de agosto, no Distrito de São Jerônimo dos Poções, a entrega oficial das obras de reforma da Igreja e também da Imagem Centenária de São Jerônimo, bem tombado pelo município, que passou por um processo completo de restauração.

Os moradores do Distrito de São Jerônimo, das fazendas da região e de Campos Altos estiveram presentes e encheram a Igreja para receberem o local todo reformado e de pintura nova; e também à volta da Imagem Centenária para a comunidade, após um ano que ela esteve fora para o trabalho de restauro. Participaram da solenidade, o Prefeito Municipal Paulo Almeida, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny Martins, a representante da comunidade Cleidiele Bertolino e o Pároco Padre Adélson José de Souza. Após a cerimônia oficial, foi celebrada a Santa Missa, na qual o Padre abençoou a Imagem e a Igreja. Após a Missa foi servido um delicioso jantar para todos os presentes. A cobertura do evento e a transmissão ao vivo foram realizadas pela Pascom – Pastoral da Comunicação de Campos Altos.

Os serviços de reforma e pintura realizados na Igreja do Distrito de São Jerônimo dos Poções e no salão que fica em anexo ao local foram: troca de toda rede elétrica; troca de parte do telhado e madeiramento; reparos diversos; limpeza do entorno; pintura externa e interna da Igreja. A igrejinha, símbolo marcante do único distrito de Campos Altos, recebeu o investimento de aproximadamente R$ 30.000,00 (trinta mil reais), inclusos compra de materiais de construção e serviços de mão de obra. Estes recursos são provenientes do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos (FUMPAC), aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos. As obras foram realizadas pelos colaboradores da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura Municipal.

Já a Imagem Centenária de São Jerônimo necessitava há anos de uma restauração, pois, se encontrava em péssimo estado de conservação. E pensando em preservar o bem cultural, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contratou através de processo licitatório, a empresa “Duo Restauração e Projetos”, para realizar o restauro completo da Imagem. O trabalho de restauração ficou impecável e foi realizado na cidade de Belo Horizonte, com duração total de 8 (oito) meses de trabalho. O valor do projeto de restauro da Imagem foi de R$ 7.000,00 (sete mil reais). Os recursos utilizados também foram da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos, já que, a Imagem de São Jerônimo é tombada como Patrimônio Cultural do município. E estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Estes foram mais dois projetos executados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, visando à preservação, proteção e valorização do patrimônio histórico e cultural de Campos Altos. Totalizando o valor do investimento de aproximadamente R$ 37.000,00 (trinta e sete mil reais).