A Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Grupo Guaiá Capoeira, promoveram no dia 21 de novembro, a Live “Festival de Capoeira de Campos Atos 2021”, que também foi em comemoração a Semana da Consciência Negra e o Dia Municipal da Capoeira. A Live foi o encerramento do projeto, financiado pelo FEC – Fundo Estadual de Cultura.

O valor total do projeto foi de R$65.463,00 (sessenta e cinco mil, quatrocentos e sessenta e três reais) sendo que R$49.463,00 (quarenta e nove mil e quatrocentos e sessenta e três reais), foram repassados pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais e R$16.000,00 (dezesseis mil reais) a contrapartida da Prefeitura Municipal.

O projeto “Festival de Capoeira de Campos Altos 2021” teve início em março de 2021, com o objetivo de promover a valorização e divulgação da cultura afrodescendente do Município, com foco na capoeira. Com estes recursos foi produzido um e-book sobre a história da capoeira de Campos Altos, adquiridos vários itens que serão utilizados pelos grupos de capoeira do Município e realizada a Live “Festival de Capoeira de Campos Altos 2021”. Veja mais detalhes abaixo.

Com a verba do projeto, foi realizada uma pesquisa histórica sob a perspectiva etnográfica referente aos grupos culturais de tradição afro, com foco principal na capoeira. A partir desta pesquisa foi produzido um E-book, que no inicio de 2.022 será repassado às instituições de ensino, bibliotecas, entidades, capoeiristas e demais interessados. E ainda, será elaborado um dossiê técnico para justificar o título de Patrimônio Cultural Imaterial aos grupos de Capoeira de Campos Altos nos próximos anos.

Com recursos do projeto também foram adquiridos instrumentos musicais, uniformes, adereços, camas elásticas, tapetes tatames, colchões de pulo, tendas, aparelhagem de som, microfones, entres outros itens que irão beneficiar os grupos de capoeira do Município. E ainda, foi realizado o evento de encerramento do projeto, através da Live.

A Live aconteceu no domingo (dia 21/11) no período da tarde e tivemos diversas atrações. A abertura do evento foi realizado com a execução do Hino Nacional e do Hino de Campos Altos pela Banda Lira Santo Antônio, com presença e falas das autoridades; Prefeito Municipal, Paulo Almeida; Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins; Ivanildo Vitor de Souza (Mestre Neném); contramestres e professores de capoeira.

Aconteceram diversas atividades e apresentações durante a Live, como: Banda Lira Santo Antônio; coral dos alunos da capoeira juntamente com músicos da Banda; capoterapia; jogo de Iúna; jogo de capoeira com alunos da APAE; jogo de Angola; jogo de São Bento Grande; jogo de Benguela; jogo do batuque e Puxada de Rede. O encerramento do evento foi realizado com samba de roda. O cenário da Live foi com a temática da capoeira e da cultura afrodescendente.

Durante o evento, a historiadora e coordenadora do projeto, Keila Guimarães falou um pouco do trabalho que foi realizado durante os vários meses de execução do projeto. A apresentação da Live foi do Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny Martins, que também fez o lançamento oficial o E-Book sobre a História da Capoeira de Campos Altos. O Prefeito Municipal Paulo Almeida falou da importância do projeto para os grupos de capoeira do município e que o poder executivo esta sempre apoiando a cultura de nossa cidade.

Pra quem não conseguiu acompanhar a Live no dia, ela está disponível para assistir na íntegra a qualquer momento no Youtube – KZ Live e no Facebook da Prefeitura Municipal de Campos Altos.

Todas as medidas sanitárias e protocolos de prevenção contra a propagação do covid-19 recomendadas pelos órgãos de saúde foram seguidas e executadas durante a organização e realização da Live.