O Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais (FEC/MG) tem como objetivo estimular o desenvolvimento cultural das diversas regiões de Minas Gerais. Assim sendo, trata-se de um importante mecanismo de fomento, que visa ao estímulo do desenvolvimento cultural, com foco nos municípios localizados no interior. Por meio de financiamento e apoio a propostas que tradicionalmente encontram dificuldade em captar recursos no mercado, o repasse de recursos pelo FEC, ao contrário do realizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, é direto, sem necessidade de captação junto a empresas.

A Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conseguiu a aprovação do projeto no edital do FEC, intitulado “Festival de Capoeira de Campos Altos”. Foram contemplados apenas 140 municípios, sendo 230 projetos aprovados, num total de mais de 1.000 projetos inscritos.

O valor total do projeto de Campos Altos é de R$65.463,00 (sessenta e cinco mil, quatrocentos e sessenta e três reais) sendo que R$49.463,00 (quarenta e nove mil e quatrocentos e sessenta e três reais), foram repassados pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais e R$16.000,00 (dezesseis mil reais) a contrapartida da Prefeitura Municipal.

O projeto “Festival de Capoeira de Campos Altos” irá promover a valorização e divulgação da cultura afrodescendente do Município. Desta forma, será realizado o evento através de uma “Live”, na Semana da Consciência Negra e Dia Municipal da Capoeira.

Também está em andamento uma pesquisa histórica sob a perspectiva etnográfica referente aos grupos culturais de tradição afro, com foco principal na capoeira. A partir desta pesquisa será produzido um E-book, que em seguida será repassado às instituições de ensino, Biblioteca, entidades e demais interessados. E ainda, será elaborado um dossiê técnico para justificar o título de Patrimônio Cultural Imaterial aos grupos de Capoeira de Campos Altos.

Com recursos do Projeto também está sendo realizada a compra de instrumentos musicais, uniformes, adereços, camas elásticas, tapetes tatames, colchões, tendas, aparelhagem de som, entres outros que irão beneficiar os grupos de capoeira do Município.

A execução do projeto teve início no mês de abril e a previsão do término é no mês de novembro deste ano, com a realização da Live “Festival de Capoeira de Campos Altos”, na Semana da Consciência Negra e Dia Municipal da Capoeira. E também a distribuição do E-book, resultado da pesquisa sobre os grupos de capoeira do Município.

“É a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo preservando a nossa cultura e valorizando nossas tradições. A cada dia com novas conquistas para Campos Altos. Já tínhamos conseguido estes mesmos recursos do FEC para os grupos de congado do Município e agora vamos beneficiar a capoeira”, disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Ferreira Martins.