A Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com a Paróquia Santa Terezinha, deram inicio no mês de abril na reforma da “Igreja de Pedras”, situada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Esta reforma era necessária devido ao estado ruim de conservação que se encontrava a Igreja, contendo vários problemas como: infiltrações; goteiras; parte elétrica exposta e antiga; danos estruturais nos pilares de sustentação, com perigo de desmoronamento, representando grande risco aos romeiros; além de outros problemas. Por isso a grande necessidade desta intervenção.

Devido ao fato do Santuário ser tombado, a Prefeitura Municipal juntamente com a Paróquia Santa Teresinha são as responsáveis pela preservação e manutenção do complexo. Neste projeto a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está custeando a compra dos materiais e a Paróquia esta arcando com a mão de obra da reforma.

Os recursos para execução deste projeto são do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos e o valor total investido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi de R$ 10.700,15 (dez mil e setecentos reais e quinze centavos). Estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora Aparecida; constituído pela Capelinha (1951), a “Igreja de Pedras” (1966), a Imagem de Nossa Senhora Aparecida (17,1 m de altura), o Cruzeiro em estrutura metálica e a Primeira Escadaria, foi tombado no ano de 2010, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, devido ao seu valor religioso, histórico e cultural.

Este é mais um projeto executado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, visando à preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Este ano, no mês de março, já tinha sido realizado serviços de limpeza, manutenção e preservação da “Igreja de Pedras”. Ano passado também foram realizadas obras de reforma e pintura no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.