Banner Top

A Imagem de São Jerônimo, tombada pelo município de Campos Altos como bem cultural móvel, possui uso contemplativo e religioso para comunidade de São Jerônimo dos Poções e pertence ao acervo da Igreja do Distrito, ficando no altar-mor da mesma.

Peça sacra mais antiga do município, com mais de 100 anos, a imagem foi restaurada na década de 1980 com uso de pintura oleosa inadequada. Já em outubro de 2014 foi realizada a execução de procedimentos de conservação, higienização e imunização por restaurador e conservador, contratado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Trata-se de uma imagem de talha inteira em madeira com as dimensões: Imagem: 1,47cm X 47cm X 46cm; Base: 9cm X 35cm X 30cm; Resplendor: 9,5cm X 9cm. Apresentava estado de conservação regular, com ataque de insetos xilófagos, afastamentos e perdas de blocos, fissuras, rachaduras, repintura em toda escultura, perda de policromias e sujidades aderidas em toda obra.

Desta forma, era necessário o restauro integral da peça, com intuito de corrigir todos os danos e descaracterizações existentes no elemento estrutural, suporte e na camada pictórica.

Diante da necessidade e pensando em preservar o bem cultural, a Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, contratou através de processo licitatório, a empresa “Duo Restauração e Projetos”, para realizar o restauro completo da Imagem Centenária de São Jeronimo. O trabalho de restauração foi realizado na cidade de Belo Horizonte, teve início ano passado e foi finalizado este mês, com duração total de 8 (oito) meses.

A Imagem de São Jeronimo restaurada foi entregue pela empresa responsável a Prefeitura Municipal dia 11 de março. Assim, o Prefeito Municipal Paulo Almeida e o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny Martins, estiveram dia 13 de março na Paróquia Santa Terezinha, onde fizeram a entrega da Imagem para o Padre Adélson.

Agora será realizada também a reforma da Igreja de São Jerônimo, nos próximos meses, que se encontra em estado ruim de conservação. E assim que finalizada a obra serão entregues à comunidade de São Jerônimo a Imagem e a Igreja do Distrito, totalmente restauradas e reformadas.

O valor do projeto de restauro da Imagem foi de R$ 7.000,00 (sete mil reais). Os recursos utilizados foram da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos, já que, a Imagem de São Jerônimo é tombada como Patrimônio Cultural do município. E estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Este é mais um grande projeto executado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, visando à preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município.

ANTES DA RESTAURAÇÃO DA IMAGEM

APÓS A RESTAURAÇÃO DA IMAGEM

ENTREGA DA IMAGEM DE SÃO JERÔNIMO RESTAURADA NA PARÓQUIA SANTA TEREZINHA, PARA O PADRE ADÉLSON

0 Comments

Leave a Comment

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator