FANFARRA MUNICIPAL DE CAMPOS ALTOS

As Fanfarras se caracterizam como um tipo de banda composta por instrumentos de metal e percussão. As simples possuem instrumentos da família da percussão (caixa, bumbos, pratos, tímpanos, xilofone, vibrafone, etc) e instrumentos da família dos metais, mas sem nenhum pistão (botão para apertar). Ou seja, cornetas, trombones, bombardinos, trompas, tubas, etc. Já as fanfarras mais sofisticadas possuem instrumentos da família da percussão e instrumentos da família dos metais com pistão, que permite o alcance de mais notas.

A Fanfarra Municipal de Campos Altos, que é do modelo simples, foi idealizada, os instrumentos musicais adquiridos e o instrutor Vicente Paula Euzébio contratado em 1971 na gestão do prefeito Leônidas Macedo Filho (1971/1972). Desde quando foi implementado o referido conjunto musical tem se apresentado com muito garbo e sucesso nas comemorações cívicas em Campos Altos e nos municípios vizinhos, quando convidado.

Vários Campos-Altenses de diversas gerações e faixas etárias já participaram ou são integrantes da icônica Fanfarra, que é tão admirada e querida pela comunidade local.

No ano de 2013, em homenagem ao inesquecível professor e primeiro instrutor, que desde a mocidade participou ativamente dos cenários esportivos e musicais locais, a Fanfarra Municipal foi denominada Vicente de Paula Euzébio. Entretanto, tal denominação é extraoficial e ainda não foi devidamente normatizada por meio de legislação municipal.

No presente, a Fanfarra conta com uma média de 50 participantes e desde 2016 é regida pelo instrutor João Bertolino Filho, conhecido como João Bolinha. Renata Fátima dos Reis também tem auxiliado na organização dos ensaios da Fanfarra, que acontecem quando há eventos agendados.

A admirável Fanfarra Municipal Vicente de Paula Euzébio é um dos patrimônios e elementos formadores da identidade cultural de Campos Altos. Pela arte e sucesso das apresentações, a cada ano, tem sido elevado o interesse, especialmente dos jovens, em participar do tradicional conjunto instrumental.

A Fanfarra Municipal participa das comemorações cívicas em Campos Altos, como no desfile do aniversário da cidade e também em eventos de outros municípios.