A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo batalham para conseguirem a cessão de uso dos prédios da Estação Ferroviária para o munícipio a mais de 15 (quinze) anos. Onde foram realizadas dezenas de reuniões com a FCA/VLi, DNIT e Ministério Público, nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Uberaba e Campos Altos, durante todo este tempo, para tentar resolver os problemas. E agora, finalmente, após um grande caminho percorrido, de muita luta e trabalho, este sonho se torna realidade.

Campos Altos vivenciou um momento histórico e emocionante no dia 14 de dezembro, com a cessão oficial da Estação Ferroviária por parte do Governo Federal, através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), à Prefeitura Municipal de Campos Altos. O evento de entrega das chaves e assinatura do termo de cessão contou com a presença do Prefeito Municipal Paulo Almeida, do Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins, do Presidente da Câmara Municipal, Willer Enfermeiro, do Tenente da Polícia Militar Fernando Henrique e dos representantes do DNIT, Fernandino da Conceição Silva e Wagner Luiz de Oliveira. E ainda secretários e assessores municipais. O local, que carrega consigo memórias do passado, está destinado a se tornar o “Centro Cultural de Campos Altos”.

Os prédios históricos não são apenas estruturas; são testemunhas do início da nossa cidade. “Este é um momento emocionante para Campos Altos. A entrega da Estação Ferroviária à Prefeitura marca não apenas a aquisição de um espaço, mas o compromisso renovado com a preservação de nossa rica história. Estamos empenhados em transformar este local em um Centro Cultural dinâmico que não apenas homenageie o passado, mas também inspire o presente e o futuro de nossa comunidade”, afirmou o Prefeito Paulo Almeida.

Rideny Martins, à frente da pasta da Cultura e Turismo, compartilhou sua visão sobre a importância vital de preservar a história: “Preservar nossas raízes é uma missão crucial para garantir que as próximas gerações possam se conectar com a história que moldou nossa cidade. Ao transformar a Estação Ferroviária em um Centro Cultural, estamos não apenas conservando um patrimônio, mas também criando um espaço vivo que respira cultura e história. É um passo significativo para fortalecer a identidade de Campos Altos e promover o desenvolvimento local através do turismo e da cultura. O Centro Cultural não apenas preservará nossa herança, mas também se tornará um ponto focal para atividades culturais, impulsionando o turismo e proporcionando novas oportunidades para nossas crianças”.

Os representantes do DNIT, Fernandino da Conceição Silva e Wagner Luiz de Oliveira, também enfatizaram a importância da parceria entre o órgão e o município para tornar esse projeto uma realidade: “Este é um passo significativo na construção de um futuro que respeita e preserva as raízes de Campos Altos. A transformação da Estação Ferroviária em um Centro Cultural é mais do que uma renovação arquitetônica; é uma celebração da identidade, da história e do potencial cultural desta comunidade única”.

O projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos dará novo uso para os prédios da Estação Ferroviária, que receberão: o escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local, sala de exposições (museu), memorial da ferrovia e da cidade, nova sede para Biblioteca Pública Municipal e auditório multiuso. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “Centro Cultural de Campos Altos”.

Agora será contratada pela Prefeitura Municipal, através de processo licitatório, empresa para reforma e reparos de problemas de infiltração, umidade, goteiras e desgaste que os prédios da Estação Ferroviária enfrentam. Em seguida será implantado o projeto acima descrito. A expectativa que a inauguração do “Centro Cultural de Campos Altos” ocorra no segundo semestre de 2024.