A Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Paróquia Santa Terezinha, realizaram no mês de março, serviços de limpeza, manutenção e preservação da “Igreja de Pedras” e de outros setores do Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O local se encontrava com muita sujeira acumulada nas pedras nos últimos anos, devido à chuva (lodo), a poeira, a grande circulação de pessoas, entre outros motivos e necessitava urgente desta intervenção. Devido ao fato do Santuário ser tombado, a Prefeitura Municipal juntamente com a Paróquia são as responsáveis pela preservação e manutenção do complexo.

Os serviços realizados na “Igreja de Pedras” foram:

– Limpeza completa e impermeabilização das pedras das paredes externas de toda a Igreja (para este serviço foi utilizado produtos específicos de limpeza de pedras e na impermeabilização foram utilizados produtos próprios para o fim).

– Limpeza completa e impermeabilização dos pisos internos da Igreja (para limpeza dos pisos foram utilizados produtos alcalinos específicos para o fim e na impermeabilização foram aplicados selador e cera próprios para o local).

O recurso para execução deste projeto foi do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos e o valor total investido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo foi de R$ 8.150,00 (oito mil, cento e cinquenta reais). Estes recursos devem ser usados para este fim: proteger, preservar, resgatar, promover, manter e valorizar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Santuário de Nossa Senhora Aparecida; constituído pela Capelinha antiga (1951), a “Igreja de Pedras” (1966), a Imagem de Nossa Senhora Aparecida (17,1 m de altura), o Cruzeiro em estrutura metálica e a Primeira Escadaria, foi tombado no ano de 2010, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, devido ao seu valor religioso, histórico e cultural.

Após este grande trabalho de limpeza realizado na “Igreja de Pedras”, o local agora passará por uma reforma nos próximos meses. A Igreja está com vários problemas, como: goteiras; infiltrações; parte elétrica exposta e antiga; danos estruturais nos pilares de sustentação da Igreja; entre outros. A Prefeitura Municipal fará a reforma em parceria com a Paróquia Santa Teresinha: a Secretaria de Cultura e Turismo irá custear a compra dos materiais e a Paróquia arcará com a mão de obra da reforma.

Este é mais um grande projeto executado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, visando à preservação do Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Ano passado também foram realizadas obras de reforma, limpeza e pintura no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.