Aconteceu no dia 23 de agosto, na Praça Benedito Valadares, a inauguração do Projeto Estação de Memórias. Projeto este que conta toda a história da ferrovia em Campos Altos, desde o seu inicio na década de 1910 até os dias atuais.

O Estação de Memórias é um programa da VLI, executado em parceria com a agência de Iniciativas Cidadãs – AIC e as Prefeituras Municipais, e promove o resgate, a valorização e a disseminação da memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial dos municípios, e cria espaços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia. O programa já foi implantado no município de Matozinhos; em Cachoeira, na Bahia; Divinópolis, no centro-oeste mineiro; e em Três Rios, no Rio de Janeiro. E finalmente, após mais de 1 (um) ano de pesquisas e trabalho, o projeto foi inaugurado em Campos Altos.

O projeto reconta o passado ferroviário a partir de um processo de co-criação com as comunidades. A chegada da ferrovia em Campos Altos, em 1912, foi marcante para seu desenvolvimento. Entre as décadas de 1950 e 1970, por exemplo, a efervescência cultural e social da cidade girava em torno da estação ferroviária e transformou o entorno.

A exposição criada possui conteúdos de textos descritivos, vídeos, entrevistas, jogos interativos, painéis, 3 objetos históricos em exposição e mais de 130 fotografias e documentos a respeito da história da ferrovia na cidade. Além da recriação do famoso túnel que existe em Campos Altos.

Participaram da solenidade de inauguração: o Prefeito Municipal de Campos Altos Paulo Almeida; o Vice-Prefeito Vicente de Paulo; o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny Martins; o presidente da Câmara Municipal Willer Borges; a coordenadora executiva da AIC, Raíssa Faria; a Gerente da VLI, Lilian Gabriela; Secretários Municipais; Vereadores; ex-ferroviários; lideranças e funcionários da VLI. A Banda Lira Santo Antônio realizou a abertura do evento e mais uma bela apresentação para todos os presentes.

A exposição ficou aberta ao público durante todo o dia, e recebeu a visita de alunos, professores, ex-ferroviários, historiadores e da população em geral. Futuramente o projeto será instalado nos prédios da Estação Ferroviária e fará parte do Centro Cultural de Campos Altos.

O evento fez parte da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2023. A Jornada tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.  O tema deste ano foi “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”. Campos Altos participou da jornada promovendo à visita guiada dos alunos das escolas municipais a exposição.