Banner Top

Aconteceu no dia 23 de agosto, na Praça Benedito Valadares, a inauguração do Projeto Estação de Memórias. Projeto este que conta toda a história da ferrovia em Campos Altos, desde o seu inicio na década de 1910 até os dias atuais.

O Estação de Memórias é um programa da VLI, executado em parceria com a agência de Iniciativas Cidadãs – AIC e as Prefeituras Municipais, e promove o resgate, a valorização e a disseminação da memória ferroviária, que faz parte do patrimônio material e imaterial dos municípios, e cria espaços para que as novas gerações conheçam a história da ferrovia. O programa já foi implantado no município de Matozinhos; em Cachoeira, na Bahia; Divinópolis, no centro-oeste mineiro; e em Três Rios, no Rio de Janeiro. E finalmente, após mais de 1 (um) ano de pesquisas e trabalho, o projeto foi inaugurado em Campos Altos.

O projeto reconta o passado ferroviário a partir de um processo de co-criação com as comunidades. A chegada da ferrovia em Campos Altos, em 1912, foi marcante para seu desenvolvimento. Entre as décadas de 1950 e 1970, por exemplo, a efervescência cultural e social da cidade girava em torno da estação ferroviária e transformou o entorno.

A exposição criada possui conteúdos de textos descritivos, vídeos, entrevistas, jogos interativos, painéis, 3 objetos históricos em exposição e mais de 130 fotografias e documentos a respeito da história da ferrovia na cidade. Além da recriação do famoso túnel que existe em Campos Altos.

Participaram da solenidade de inauguração: o Prefeito Municipal de Campos Altos Paulo Almeida; o Vice-Prefeito Vicente de Paulo; o Secretário Municipal de Cultura e Turismo Rideny Martins; o presidente da Câmara Municipal Willer Borges; a coordenadora executiva da AIC, Raíssa Faria; a Gerente da VLI, Lilian Gabriela; Secretários Municipais; Vereadores; ex-ferroviários; lideranças e funcionários da VLI. A Banda Lira Santo Antônio realizou a abertura do evento e mais uma bela apresentação para todos os presentes.

A exposição ficou aberta ao público durante todo o dia, e recebeu a visita de alunos, professores, ex-ferroviários, historiadores e da população em geral. Futuramente o projeto será instalado nos prédios da Estação Ferroviária e fará parte do Centro Cultural de Campos Altos.

O evento fez parte da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2023. A Jornada tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.  O tema deste ano foi “Caminhos Gerais: Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”. Campos Altos participou da jornada promovendo à visita guiada dos alunos das escolas municipais a exposição.

0 Comments

Leave a Comment

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator