Banner Top

O projeto “Estação de Memórias” tem como objetivo criar espaços de registro e difusão da memória local de estações ferroviárias em Minas Gerais e outros estados. A proposta é realizar atividades de registro, valorização e disseminação da história das localidades e da ferrovia, e ainda criar um espaço de exposição de tais registros dentro dessas estações.

A VLI Logística/FCA em parceria com a ONG AIC Cidadania já desenvolveram este projeto em 3 cidades: Contagem/MG, Matozinhos/MG e Cachoeira/BA. E agora também será desenvolvido em Campos Altos, em parceria com a Prefeitura Municipal. Um projeto muito rico, que vai se unir ao projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e trazer mais uma atração ao “Centro Cultural de Campos Altos”.

Assim, nos dias 03, 04 e 05 de maio estiveram em Campos Altos os representantes da ONG AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs: Raissa Faria, coordenadora do projeto; Priscila Justina, designer; Vitória Lopes e Matheus Paixão, jornalistas; para darem início nas atividades. Foram realizadas diversas entrevistas com campos-altenses, que falaram sobre a história da ferrovia e suas experiências. Os encontros aconteceram na Estação Ferroviária de Campos Altos e esse trabalho de entrevistas e pesquisas irão ajudar no desenvolvimento do projeto “Estação de Memórias”.

Também foi formado um grupo de referência, composto de campos-altenses representantes de vários setores: antigos ferroviários, sociedade civil, poder executivo, meios de comunicação, entre outros, para conhecerem melhor o projeto e colaborarem na execução do mesmo.

Até o presente momento não foi oficializada a desvinculação dos prédios da estação junto a VLI Logística/FCA e o local ainda esta cedido para a empresa. Toda a documentação da VLI Logística/FCA já foi enviada e está faltando somete a aprovação da vistoria final das obras por parte do DNIT, para concluir o processo, já que alguns problemas foram detectados nas obras de reforma. Após a desvinculação do arrendamento com a VLI Logística/FCA, será assinado o termo de cessão entre o DNIT e o Município, já que toda documentação solicitada pelo órgão a Prefeitura Municipal já foi enviada e aprovada.

Assim o município aguarda estes processos serem finalizados e oficializados, para que em seguida possa dar início nos procedimentos de implantação do projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, que dará novo uso aos prédios da Estação Ferroviária, com a criação do “Centro Cultural de Campos Altos” e também o desenvolvimento do projeto “Estação de Memórias”, no local.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos em parceria com a VLI Logística/FCA e a ONG AIC Cidadania, estão recebendo contribuições (documentos, fotografias, objetos, materiais, jornais e depoimentos) sobre a história da Estação Ferroviária e da Ferrovia em Campos Altos.

Faça parte deste momento tão importante. Ajude-nos a contar a história da Estação Ferroviária de Campos Altos!

0 Comments

Leave a Comment

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator