A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais consiste na realização simultânea de diversas ações de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro, que foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2021, em várias cidades do estado.

A 8ª edição da Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, em 2021, apresentou o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, no ano em que se comemoram os 50 anos do IEPHA/MG (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural e Artístico de Minas Gerais). Teve por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizassem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.

Campos Altos participou de todas as edições anteriores da Jornada e este ano participou da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com a realização da “Live” em comemoração ao 77º Aniversário de Campos Altos e com o lançamento da exposição fotográfica virtual intitulada: “A História da Banda Lira Santo Antônio contada por meio de imagens”. A live aconteceu no dia 23 de setembro, feriado municipal.

DESCRIÇÃO DA AÇÃO REALIZADA:

Em comemoração ao 77º Aniversário de emancipação política/administrativa de Campos Altos, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoveu uma “Live”, no dia 23 de setembro, das 20 às 23:30 horas, com transmissão online através do Youtube e do Facebook.

O evento contou com um concerto da Banda Lira Santo Antônio, expressão sonora que é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Município, por seu valor histórico, cultural e simbólico. A live teve ainda, apresentações de outros artistas locais e convidados de estilos musicais diversos.

Com isso, o objetivo foi sensibilizar os cidadãos de Campos Altos a apoiar e incentivar grupos culturais locais para preservá-los a gerações futuras. Ademais, durante os intervalos das apresentações, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins, realizou o lançamento da Exposição Virtual: “A História da Banda Lira Santo Antônio contada por meio de Imagens”, que está disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A Exposição permanente conta com 360 fotos que retratam momentos diversos da Banda ao longo de sua existência desde sua fundação, em 03 de março de 1955, até os dias de hoje.

Além disso, reverenciando um dos eixos do tema da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas – Edição 2021 – “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”: “Trajetória das Políticas Públicas do Patrimônio Cultural”, o Secretário Rideny, ao longo da live, fez informes comemorativos referenciando ao 77º aniversário de emancipação política de Campos Altos e sua história; aos 50 anos de existência do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG; e a atuação de Campos Altos por meio do ICMS Patrimônio/Cultural desde 2001 até a atualidade, enfatizando os 25 anos da criação desse incentivo fiscal em Minas Gerais.

RESULTADOS:

Promoção e valorização da Banda Lira Santo Antônio, dos artistas locais e da política municipal de proteção ao Patrimônio Cultural do de Campos Altos. Sensibilização da população quanto à preservação das expressões culturais existentes no município. Além de divulgar a memória e história da Corporação Musical por meio da exposição virtual fotográfica.

“A comunidade é a melhor guardiã de seu Patrimônio Cultural!”

Pra quem não conseguiu acompanhar a live no dia, ela está disponível para assistir na íntegra a qualquer momento no Youtube – Canal LSA e no Facebook da Prefeitura Municipal de Campos Altos. Clicando nos links abaixo:

Banda Lira Santo Antônio se apresentando durante a Live em comemoração aos 77 anos de emancipação política administrativa de Campos Altos
Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Martins, realizando o lançamento da exposição virtual “A História da Banda Lira Santo Antônio contada por meio de Imagens”