A Prefeitura Municipal de Campos Altos, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, realizaram nos últimos meses o restauro e a revitalização da capelinha de pedra, situada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

O local se encontrava em péssimo estado de conservação, com muitas infiltrações, problemas de umidade, paredes com o reboco e pintura antigos, janelas estragadas, vidros quebrados e problemas onde estavam fixadas as fotos dos romeiros. A capelinha é tombada como patrimônio histórico do município e necessitava urgente de uma intervenção. Por ser tombada, a Prefeitura Municipal junto com a Paróquia são as responsáveis pela preservação e manutenção do local.

Foram realizados os seguintes serviços de reforma e revitalização na capelinha de pedra:

– Reboco e pintura da área externa e interna do local;

– Troca das calhas e rufos do telhado;

– Restauro de todas as janelas; com concerto das ferragens, troca dos vidros e pintura;

– Pintura de todas as portas da capelinha;

– Instalação de vidros em toda a sala dos milagres, para serem fixadas as fotos que já existiam e as fotos que serão deixadas pelos romeiros;

– Instalação de prateleiras de vidro na sala dos milagres.

O recurso utilizado para execução da obra foi do FUMPAC – Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Campos Altos e o valor total investido pela Secretaria Municipal de Cultura foi de aproximadamente R$ 20.000,00 (vinte mil reais). E também foi disponibilizado mão de obra da Prefeitura Municipal (engenheiro, pedreiros, serventes e pintor). A utilização deste recurso na capelinha foi aprovado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos.

O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico Santuário Nossa Senhora Aparecida; constituído pela capelinha antiga (1951), a capelinha de pedra (1966), a Imagem de Nossa Senhora Aparecida (17,1 m de altura), o Cruzeiro em estrutura metálica e a primeira Escadaria, foi tombado no ano de 2010, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos, devido ao seu valor religioso, histórico e cultural.

A capelinha de pedra agora está restaurada e revitalizada. E a sala dos milagres mais moderna. Com a instalação dos vidros, as fotos agora não serão coladas diretamente na parede, o que era um grande problema, pois, elas estragavam com o tempo, devido à umidade e ataque de fungos. Agora as fotos serão fixadas nos vidros, local mais apropriado.

Mais um projeto executado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, visando à preservação do patrimônio histórico e cultural do município.