Aconteceu no último domingo (13/08), o 7º Encontro Regional de Bandas de Campos Altos, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela Corporação Musical Lira Santo Antônio. O evento foi realizado na Praça Benedito Valadares e contou com a participação de seis bandas: Lira Vicentina Aterradense, da cidade de Luz; Corporação Musical Abel Ferreira, da cidade de Patrocínio; Banda Santa Cecília, da cidade de Rio Paranaíba; Lira Musical José Jacinto Ribeiro Filho e Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas da cidade de Pitangui e a anfitriã Lira Santo Antônio de Campos Altos.

O objetivo do Encontro de Bandas de Campos Altos é divulgar a cultura musical, realizar a confraternização dos músicos, proporcionando a oportunidade de enriquecimento musical, e colaborar com a manutenção da tradicional cultura mineira das bandas de música. Além disso, o encontro oferece diversão cultural aos moradores da cidade, e já se firmou como um evento anual tradicional no calendário cultural de Campos Altos.

Este ano tivemos uma grande novidade, durante o evento aconteceu uma exposição fotográfica, intitulada “Acervo Fotográfico de Campos Altos: informação e memória”. Foram expostas cópias de fotografias de diversas épocas da Lira Santo Antônio e da cidade que fazem parte do acervo fotográfico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos. O público presente pode ver um pouco da história de Campos Altos e da Lira Santo Antônio, contada através das fotos.

O Encontro de Bandas de Campos Altos estava inserido na 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2017. Esta Jornada consiste na realização simultânea de diversas ações de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro, que estão sendo realizadas nos mês de agosto de 2017, em várias cidades do estado. O tema da Jornada este ano é “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”.

O público foi pequeno, mas de qualidade e fiel a cultura das bandas de música. A execução de dobrados, músicas clássicas e populares encantaram a todos os presentes, numa confraternização rara nos tempos de hoje.