O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Ferreira Martins, participou no dia 25 de maio da 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural, promovida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba.

A 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural tem o objetivo de reunir gestores públicos municipais para um amplo debate sobre preservação, proteção, salvaguarda e promoção do patrimônio cultural do estado. A novidade para este ano é que, além do ICMS Patrimônio Cultural, outros temas estão sendo abordados durante os encontros, como por exemplo o projeto “Violas: o fazer e o tocar em Minas”, que consiste na realização de estudos para o reconhecimento das violas como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado e a proteção de núcleos históricos.

Quatorze cidades mineiras recebem a 7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural em 2017: Santana dos Montes (Vertentes), Januária (Norte), Pompéu (Central), Coronel Fabriciano (Vale do aço), Belo Horizonte (Metropolitana), João Pinheiro (Noroeste), Cataguases (Mata), Perdões (Sul), Teófilo Otoni (Mucuri), Araçuaí (Jequitinhonha), Grão Mogol (Norte), Uberaba e Patrocínio (Triângulo) e Serro (Jequitinhonha). Com os encontros, o IEPHA percorre 13 dos 17 territórios de desenvolvimento do estado.

As visitas do IEPHA aos municípios pretende reunir agentes públicos de todas as regiões do estado para prestar esclarecimentos sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio Cultural e discutir políticas de preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

Em Uberaba estiveram presentes representantes de diversos segmentos culturais e da sociedade civil, autoridades, produtores de cultura, professores, alunos e gestores culturais de vários municípios do Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro. Durante todo o dia debateram sobre o Patrimônio Cultural de Minas Gerais e tiraram suas dúvidas sobre a Deliberação Normativa referente ao ICMS Patrimônio Cultural. Representantes do IEPHA estiveram presentes no encontro, entre eles o diretor de promoção do instituto, Fernando Pimenta Marques.

7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural em Uberaba

Orquestra de Violas de Uberaba se apresentando no evento

Secretário Municipal de Cultura de Campos Altos Rideny Martins e o Diretor de Promoção  do IEPHA, Fernando Pimenta Marques.

7ª Rodada Regional do Patrimônio Cultural em Uberaba