REFORMA DOS PRÉDIOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMPOS ALTOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS ALTOS JUNTAMENTE COM O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF), A VLI (FCA) E O DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES (DNIT) ASSINAM TERMO DE COMPROMISSO – TAC, PARA RECUPERAÇÃO DOS PRÉDIOS DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAMPOS ALTOS E CESSÃO DOS MESMOS AO MUNICÍPIO PARA INSTALAÇÃO DO “CENTRO CULTURAL DE CAMPOS ALTOS”

Após muitos anos que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos batalha para conseguir a cessão de uso dos prédios da Estação Ferroviária, várias reuniões e muita luta, a Prefeitura Municipal, juntamente com o Ministério Público Federal (MPF), a Vli (FCA) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), consolidaram um Termo de Compromisso para a recuperação dos prédios da Estação Ferroviária de Campos Altos. Conforme inquérito civil instaurado no ano de 2018 (abaixo):

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo pleiteia a cessão de uso dos prédios da Estação Ferroviária para o munícipio a mais de 10 (dez) anos. Durante todo esse período foram realizadas dezenas de reuniões com a FCA, VLi, DNIT e Ministério Público, nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Uberaba e Campos Altos, para tratar do assunto. E agora, finalmente este sonho esta sendo concretizado.

Isso só foi possível devido ao empenho da atual administração, junto ao Ministério Público e ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, que instaurou o inquérito civil, para enfim resolver o impasse que existia entre o município e a FCA. (A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos apresentou o projeto de restauro da estação ao Procurador da República Dr. Thales Messias Pires Cardoso, no ano de 2017).

A reforma dos prédios já se iniciou e esta sendo baseada no PROJETO DE RESTAURO, COMPLEMENTARES E REQUALIFICAÇÃO ARQUITETÔNICA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, produzido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos no ano de 2014.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural aprovou o projeto, com algumas ressalvas, que a FCA/VLi já providenciou, escolheu as novas cores dos prédios e irá acompanhar as obras, por ser tratar de um bem tombado pelo município. A duração prevista da reforma é de 1 (um) ano. Após a conclusão, o local será entregue aos cuidados do município, para implantação do “Centro Cultural de Campos Altos”.

Confira o que disse o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Ferreira Martins, sobre essa importante conquista: “Este é um sonho antigo que temos e batalhamos há anos para conquistarmos. E agora depois de muita luta e empenho estamos conseguindo concretiza-lo. O projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, produzido no ano de 2014, propõe novo uso para os prédios da Estação Ferroviária. Após a reforma e cessão dos prédios ao município, o local receberá: o escritório técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sala de reuniões do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, espaço para o ateliê e lojinha do artesanato local, sala de exposições (museu), memorial da ferrovia e da cidade, nova sede para Biblioteca Pública Municipal e auditório multiuso. No espaço externo, área para atividades ligadas à cultura e convívio. A Estação Ferroviária e seu entorno serão a sede do “CENTRO CULTURAL DE CAMPOS ALTOS”. Uma grande conquista para o setor cultural, do patrimônio histórico e turístico de nossa cidade. Estou muito feliz por conseguir desenvolver mais este grande projeto para Campos Altos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *