CIDADE DA FÉ E DO MELHOR CAFÉ
Antigo povoado do Urubu, Campos Altos surgiu com a inauguração, em 1913, da Estação Ferroviária de Urubu, construída nas terras da fazenda Palestina, pela Estrada de Ferro Goyaz. O progresso advindo com a ferrovia atraiu imigrantes das proximidades e do Sul de Minas, impulsionando assim o crescimento urbano entorno da estação. Em 1938, devido ao constante crescimento a vila foi elevada a categoria de distrito, pertencente ao município de Ibiá. Em dezembro de 1943 foi criado o município de Campos Altos e instalado em janeiro de 1944.
Portal da região do Alto Paranaíba, situado em posição estratégica em Minas Gerais, Campos Altos está a 286 km da capital, Belo Horizonte. O município integra o Circuito da Canastra e seus principais atrativos turísticos advêm de sua história, cultura, religião e belezas naturais.
Conhecida pela sua forte religiosidade, Campos Altos abriga, no ponto mais alto da cidade, o Segundo Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Brasil que ostenta a maior Imagem dedicada à santa do País e do Mundo, com 17,10 metros de altura. Nesse complexo religioso acontece a Festa de Nossa Senhora Aparecida que atrai milhares de romeiros em outubro, além do Encontro de Folias de Santos Reis, um dos maiores do estado.
A cidade oferece diversas atrações culturais no decorrer do ano, tendo como destaque o animado e tradicional Carnaval de Rua, Festa do Trabalhador, Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito (Congado), Festas Juninas, Encontro Regional de Bandas, Aniversário da Cidade: Desfile Cívico, Desfile de Carros de Boi, Festa do Peão, Festival de Capoeira, Dança, entre outros. Além de exposições dos trabalhos de artistas plásticos e artesãos locais e apresentações, em vários eventos, da tradicional Corporação Musical Lira Santo Antônio.
Para os amantes da natureza, o município possui inúmeros atrativos, entre eles o Parque Estadual dos Campos Altos, com 720 hectares, de mata nativa preservada. Cachoeiras como Olho do Sol e a do Salto são ótimas opções de lazer em épocas de altas temperaturas. Belezas naturais não faltam.
Na culinária o destaque é o café torrado artesanalmente, acompanhado pelas quitandas típicas mineiras, como pão de queijo, biscoitos e bolos. Campos Altos é considerado um dos melhores produtores de café do Brasil e do mundo. Vários prêmios nacionais e internacionais já foram dados a produtores campos-altenses. Outra especialidade do município é a produção artesanal de queijo minas, produto fabricado a partir de antigas tradições familiares.
Parabéns Campos Altos!
Homenagem da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo aos 76 anos de emancipação político-administrativa de nosso município.
Conheça mais da história, da cultura, do patrimônio histórico e das belezas naturais de Campos Altos, visitando o site oficial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo: