A PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPOS ALTOS, POR MEIO DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO, REALIZARAM A MAIOR FESTA DA HISTÓRIA DE CAMPOS ALTOS, EM COMEMORAÇÃO AOS 78 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO MUNICÍPIO
Mês de setembro é um mês especial para Campos Altos, isso porque no dia 23 é a data em que o município comemora mais um ano de emancipação política. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizaram a maior e melhor Festa do Peão de sua história e grandes eventos culturais, no intuito de comemorar essa data tão importante para todos os campos-altenses. Grandes nomes da música sertaneja do Brasil estiveram presentes em Campos Altos e os dois melhores shows (Leonardo e João Bosco e Vinícius) foram de portões abertos, com entrada franca. Do dia 22 ao dia 25 de setembro, durante os 4 (quatro) dias de comemorações, foram realizados os seguintes eventos: Festa do Peão de Campos Altos 2022; Desfile Cívico e Militar; Cavalgada; Encontro de Carreiros – Desfile de Carros de Boi e Queima do Alho. Veja abaixo os detalhes desta grande Festa.
FESTA DO PEÃO DE CAMPOS ALTOS 2022 – DE 22 A 25 DE SETEMBRO
Depois de três anos a cidade de Campos Altos voltou a receber a Festa do Peão. A última festa ocorreu em setembro de 2019, e foi adiada nos últimos anos, devido à pandemia causada pela covid-19. A Festa deste ano, em comemoração ao 78º aniversário de emancipação política do município, como no ano de 2019, aconteceu no campão, ao lado do Ginásio Dr. Luiz Gonzaga Kallil Abraão e foi realizada pela Prefeitura Municipal de Campos Altos em parceria com o empresário Edidany Barbosa, superando todas as expectativas de público, estrutura, organização, segurança e principalmente as atrações.
A primeira grande atração da Festa na quinta-feira, dia (22), com entrada gratuita (proporcionada pela Prefeitura Municipal de Campos Altos), foi o cantor Leonardo, que se apresentou pela primeira vez em Campos Altos e tocou os grandes sucessos consagrados de sua carreira, emocionando ao enorme público presente. Um dos shows mais esperados foi o de Dipaullo e Paulino que se apresentaram no palco campos-altense na sexta-feira (23), dia do aniversário de Campos Altos, com um repertório recheado de clássicos e colocaram todos para dançarem suas modas. No sábado (24), foi a vez da apresentação da dupla George Henrique e Rodrigo, que estiveram pela primeira vez em Campos Altos e que estão fazendo um grande sucesso no país. Já no domingo (25), à tarde ocorreu a Queima do Alho, com apresentação de artistas da terra. À noite, a outra grande atração da Festa do Peão de Campos Altos: a Dupla João Bosco e Vinícius, que finalizaram com chave de ouro o evento com um grande show, recheado de músicas consagradas da dupla e grandes sucessos nacionais. Os portões também foram abertos no último dia, com entrada franca (proporcionado pela Prefeitura Municipal de Campos Altos).
Todas as noites aconteceram o rodeio, do circuito de rodeio Edidany Barbosa. Uma grande novidade este ano foi o camarote boate, onde após os shows principais, tocaram os DJs: Maluquinho, Átila e Fraldinha. Uma enorme estrutura foi montada para realização da festa: com parque de diversões, praça de alimentação, banheiros químicos, camarotes e arquibancadas cobertas, arena de rodeio e palcos. Na entrada do evento foram expostas esculturas do artista campos-altense Dito Leandro. Outro ponto importante foi a segurança: não foi registrada nenhuma ocorrência policial grave durante os 4 dias de festa e não tiveram brigas e confusões no local. Todas as noites foram sucesso de público, com média de 5.000 pessoas por dia presentes no evento.
O ANIVERSÁRIO DE CAMPOS ALTOS, NO DIA 23 DE SETEMBRO, FOI COMEMORADO COM A REALIZAÇÃO DO DESFILE CÍVICO
O Desfile Cívico em comemoração ao 78º aniversário de Campos Altos aconteceu na tarde de sexta-feira (23). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Campos Altos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de todas as outras Secretarias Municipais.
Participaram do desfile 40 pelotões: Escolas Municipais e Estaduais, CMEIS, Entidades, Associações, Academias, Banda Lira, Fanfarras, Casa do Jeca Tatu, Militares e Secretarias da Prefeitura Municipal; e o tema do desfile este ano foi “Copa do Mundo de Futebol 2022”. Lindos carros representando os países foram confeccionados. O desfile teve início às 14h e término às 17h. A saída do desfile foi da rodoviária e os pelotões desceram pela Rua Coronel Frederico Franco até chegarem à Praça Benedito Valadares, onde aconteceram as apresentações e onde o público estava concentrado.
NO SÁBADO, DIA 24, ACONTECERAM A CAVALGADA E A CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE OS CAVALEIROS, CARREIROS E CANDEEIROS. JÁ NO DOMINGO, DIA 25, O DESFILE DE CARROS DE BOI E A QUEIMA DO ALHO
No dia 24 de setembro, foi realizada cavalgada, com saída do parque de exposições José Maria Ferreira, percorrendo as principais ruas da cidade e encerramento no parque de exposições, onde foi servido um jantar de confraternização para os cavaleiros, carreiros e candeeiros.
No dia 25, no domingo, durante todo o dia, outras grandes atrações; pela manhã, aconteceu o Encontro de Carreiros e Desfile de Carros de Boi. A abertura do desfile foi realizada na avenida Ruth Falco, próximo à Igreja São Sebastião, onde aconteceu a entrega de um troféu por participação a cada carreiro e candeeiro. O Desfile de Carros de Boi ainda passou por diversas vias até chegar ao Parque de Exposições, onde foi servido o almoço.
O Desfile de Carros de Boi foi organizado pelo carreiro Marcone Teixeira e pela Prefeitura Municipal de Campos Altos, através da Secretaria Municipal de Cultura; do secretário da pasta Rideny Ferreira Martins, com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais na pessoa do presidente Hilton Dornela.
A partir do meio dia teve inicio a “Queima do Alho”, no campão, local da Festa do Peão, onde foram servidas a comidas típicas, como: arroz carreteiro, feijão tropeiro, feijão gordo, paçoca de carne, entre outros pratos deliciosos. E se apresentaram durante todo o dia no evento, os artistas da terra: Wilner Silva; Fábio Gonçalves e Diego; Lawane Gomes; Denis e Brauller; Uilton e Cleiton Henrique; Luís Henrique e Vitor Hugo. A banda que acompanhou os artistas também foi formada por músicos de Campos Altos. Um grande público também esteve presente na Queima do Alho, prestigiando o evento.
CONFIRA O DEPOIMENTO DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE CAMPOS ALTOS, RIDENY FERREIRA MARTINS, SOBRE AS FESTIVIDADES
“Campos Altos teve com certeza uma grande festa em comemoração aos 78 anos de emancipação política, que entra para a história, como a melhor e maior festa já realizada na cidade. O povo campos-altense merecia mais uma vez, um evento deste porte, que não deixa a desejar para nenhum da região. Além da Festa do Peão, realizamos vários outros eventos culturais, durante os 4 (quatro) dias de comemorações: Desfile Cívico; Cavalgada; Encontro de Carreiros – Desfile de Carros de Boi e Queima do Alho. Esta festa, além do seu valor cultural, proporcionou momentos de lazer e entretenimento aos campos-altenses, atraiu centenas de turistas a cidade, movimentou o comércio, gerou empregos e aqueceu a economia do município. Nosso intuito é continuar com este grande evento nos próximos anos, e torna-lo ainda mais tradicional. Agradeço ao Prefeito Municipal, Paulo Cezar de Almeida, que teve a coragem decidindo pela realização da mesma, com apoio da Câmara Municipal, e também por apoiar sempre a mim e os demais eventos culturais do município; agradeço a todas as Secretarias Municipais e todos os servidores da Prefeitura Municipal de Campos Altos. Agradeço também ao empresário Edidany Barbosa e toda sua equipe; aos patrocinadores e colaboradores. Sem a ajuda e apoio de todos, não seria possível a realização desta grande festa. Um agradecimento especial a todos os campos-altenses e visitantes que estiveram presentes no evento. O sentimento é de gratidão e de dever cumprido. Orgulho-me muito de fazer parte deste momento histórico pra Campos Altos. Infelizmente no dia da abertura da Festa, eu perdi meu pai: Divino de Oliveira Martins. Mas com Fé em Deus, reuni forças, pensando nele, para estar presente todos os dias, realizar a Festa e para que saísse tudo bem e conforme programado. O sucesso desta grande festa dedico a ele, que onde quer que esteja, sei que está orgulhoso de mim”