Banner Top

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, Rideny Ferreira Martins, participou nos dias 29, 30 e 31 de agosto do “X Fórum Mestres e Conselheiros – Agentes Multiplicadores do Patrimônio”, que aconteceu na UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte.

Chegando à sua décima edição em 2018, o Fórum Mestres e Conselheiros é um evento único no Brasil, no qual os militantes e os agentes que formulam e implementam as políticas de patrimônio se encontram com pesquisadores acadêmicos dos diversos programas de pós-graduação em nosso país. Com isso, visa-se propiciar um espaço de discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação, posto a dialogar de forma multidisciplinar com as diversas áreas do conhecimento.

Reconhecido hoje como referência na discussão da municipalização do patrimônio e da educação patrimonial, este Fórum foi realizado pela primeira vez em 2008, quando era voltado ainda para Minas Gerais, estendendo-se para todo o país a partir de 2009.

Neste ano, em sua edição comemorativa, o Fórum apresentou uma visão panorâmica da preservação em nosso país, onde os especialistas e militantes puderam apresentar suas reflexões e experiências sobre “As diversas dimensões do patrimônio cultural”. O Seminário reuniu durante três dias em Belo Horizonte, os pesquisadores e estudantes das áreas multidisciplinares ligadas à preservação do patrimônio cultural, bem como os diversos agentes do patrimônio – membros dos conselhos municipais do patrimônio, secretários municipais, educadores e demais profissionais envolvidos com as políticas públicas de promoção dos bens culturais. Desta forma propiciou um espaço de discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação, de forma multidisciplinar com as diversas áreas do conhecimento.

            No evento aconteceram palestras, conferências, mesas redondas e oficinas de capacitação na área do Patrimônio Cultural. O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos Rideny Ferreira Martins participou de todas as palestras, conferências, mesas redondas e de três oficinas, sendo elas: “Cultura, Patrimônio e Sustentabilidade”, “Capacitação em gestão de museus e centros culturais” e “Questões básicas da gestão de coleções museológicas”.

            Todos os anos o Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos esta presente no Seminário, se capacitando e trazendo novas visões na área do Patrimônio Cultural pra Campos Altos.

 

0 Comments

Leave a Comment

INFORMATIVO

INFORMATIVO