O projeto “Estação de Memórias” tem como objetivo criar espaços de registro e difusão da memória local de estações ferroviárias em Minas Gerais e outros estados. A proposta é realizar atividades de registro, valorização e disseminação da história das localidades e da ferrovia, e ainda criar um espaço de exposição de tais registros dentro dessas estações.
A VLI Logística/FCA em parceria com a ONG AIC Cidadania já desenvolveram este projeto em 3 cidades: Contagem/MG, Matozinhos/MG e Cachoeira/BA. E agora também será desenvolvido em Campos Altos, em parceria com a Prefeitura Municipal. Um projeto muito rico, que vai se unir ao projeto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e trazer mais uma atração ao “Centro Cultural de Campos Altos”.
Assim, nos dias 26 e 27 de julho estiveram novamente em Campos Altos os representantes da ONG AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs, para darem continuidade nas atividades. Foram realizadas mais algumas entrevistas com campos-altenses, que falaram sobre a história da ferrovia e suas experiências, como já tinha acontecido no mês de maio. Esse trabalho de entrevistas e pesquisas irá ajudar no desenvolvimento do projeto “Estação de Memórias”.
Também foi realizada uma “Roda de Histórias” com o grupo de referência, composto de campos-altenses representantes de vários setores: antigos ferroviários, sociedade civil, poder executivo, meios de comunicação, entre outros, que estão colaborando com a execução do projeto. Onde todos puderam contar suas histórias e experiências com a ferrovia em Campos Altos para os presentes.