Banner Top

Santuário Nossa Senhora Aparecida

 

Santuário de Nossa Senhora Aparecida Acervo: Casa Paroquial Paroquia Santa Terezinha

        O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado no cume de um morro na cidade de Campos Altos, cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, é hoje um dos maiores focos do turismo religioso em toda região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

      O complexo religioso é constituído por três templos, com seus respectivos bens móveis e integrados dedicados à santa, estacionamento e edificações de apoio para receber os devotos.

      Inicialmente foi erguida em 1951, uma capelinha de 6m², pelo Sr. Francisco Sebastião Ferreira, conhecido como “Chico Raimundo” por alcançar uma graça que transformou sua vida. A escolha do local para construção da capela, foi sugestão do pároco da época, Pe Rui Nunes Vale, para que Nossa Senhora Aparecida pudesse abençoar toda a cidade. Em 1966, Mariano Pereira Dias, zelador da capelinha, com ajuda de vários campos-altenses, construiu outro templo ao lado da primeira ermida.

       É uma igreja de dois pavimentos revestida em pedras de mármore, na parte superior encontra-se a capela propriamente dita com a imagem de N. S. Aparecida exposta no altar-mor onde recebe os pedidos e orações, no térreo localiza-se a sala de ex-votos. Ao longo das décadas os dois primeiros templos tornaram-se pequenos para receber os devotos, então no início da década de 1990, a paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus construiu uma igreja maior com capacidade para receber centenas de fiéis, além de banheiros, bebedouros, reservatórios de água, amplo estacionamento, lanchonete, restaurante.

      A partir de janeiro de 2010 duas novas esculturas compõem o conjunto religioso, são as imagens de N. S. Aparecida (15,5m) e N. S. das Graças (4,0m), fabricadas na cidade de Trindade, no estado de Goiás. A primeira foi doada por Chico Raimundo, instalada em frente à Capelinha e a segunda comprada pelo Pe. Jorge Maria Corrêa, fixada na entrada do Santuário.

      Devido à grande peregrinação e veneração a Nossa Senhora Aparecida que acontece no local, em 16 de julho de 1998, a Diocese de Luz institui legalmente o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida de Campos Altos. Com o estabelecimento jurídico, as pessoas passaram a denominá-lo como “ Segundo Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, para divergir do já existente na cidade de Aparecida, em São Paulo.

      Na festa de Nossa Senhora Aparecida que ocorre entre os dias 09 e 12 de outubro, cerca de 40 a 50 mil romeiros vindos de várias cidades como Luz, Córrego Danta, Bambuí, Araxá, Ibiá, Uberlândia, Uberaba, dentre outras, visitam o Santuário. A programação do evento é constituída por novenas, realização de missas, carreata, procissão a pé, a cavalo, confissões, leilões, batizados, shows pirotécnicos. Sendo que no dia 12 a celebração de missas é de hora em hora (05:00h às 18:00h) com bênção especial para devotos, romeiros, cavaleiros, motoqueiros, caminhoneiros. Durante os dias festivos diversos vendedores ambulantes de Brasília, São Paulo, etc, montam suas barracas no pátio e comercializam comidas, bebidas, artigos religiosos.

      Na atualidade, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida é o principal polo religioso católico, bem como ponto turístico e mirante do município de Campos Altos. Constitui-se como um dos elementos concretos e simbólicos mais significativos da identidade dos campos altenses. O tombamento desse patrimônio cultural é uma ação pertinente para protegê-lo, permitindo sua presença na perspectiva das gerações futuras.

Santuário de Nossa Senhora Aparecida Fotografia:

Floriana Gaspar/2010

 

Santuário de Nossa Senhora AparecidaFotografia:

Floriana Gaspar/2010

                                   

                                      Localização do Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Email: cultura@camposaltos.mg.gov.br

 Telefone: (37) 3426-9120