Banner Top

Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

2º Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Brasil, reconhecido pelo Vaticano, onde se encontra a maior imagem de Nossa Senhora Aparecida do mundo, com 17,10 metros de altura.

Localizado no alto de uma colina, a 1200 metros de altitude, o Santuário de Campos Altos, reconhecido como o Segundo Santuário dedicado a Nossa Senhora Aparecida, é atualmente um dos maiores focos de turismo religioso na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Teve seu início no ano de 1952 com a construção de uma pequena capela, erguida pelo Senhor Francisco Sebastião Ferreira, também conhecido por “Chico Raimundo”, em agradecimento a uma graça que transformou sua vida. Pe. Rui Nunes do Valle, primeiro pároco da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus de Campos Altos, abençoou a “Capelinha” no dia da inauguração, e disse em tom profético: “quem sabe se aqui não será, num futuro muito breve, um dos maiores e mais visitados santuários dedicados à Senhora Aparecida, querida Padroeira do Brasil.”

Nascia ali um centro de orações. Começaram as romarias com pequenos grupos de devotos locais, que subiam a ladeira nas horas de sol mais forte, para orar aos pés de Nossa Senhora Aparecida.

Alguns anos depois surgiu a ideia de erguer um Santuário, aprovada incondicionalmente pelas autoridades eclesiásticas, sobretudo pelo Bispo Dom Belchior. Ao Sr. Mariano Pereira Dias, guardião dedicado da “Capelinha”, e ao Sr. Verdi Gomes de Oliveira, foi confiada à árdua tarefa de conduzir os planos para construção da segunda igreja. Seus serviços foram preciosos e decisivos para a concretização do sonho de erguer o Santuário de Campos Altos.

Iniciou-se, junto àqueles que pareciam mais devotos a Nossa Senhora Aparecida, uma campanha de donativos para o início das obras do Santuário. O resultado superou as expectativas. Todos contribuíram dentro de suas possibilidades. Alguns com animais para leilão, outros ofereceram transporte gratuito, dinheiro, e profissionais da construção doaram dias de trabalho. A inauguração da capelinha de pedra aconteceu no dia 12 de outubro de 1966, um dia histórico e de muita festa. Toda revestida com pedra de mármore, abriga em seus dois pavimentos uma capela com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a sala dos milagres.

As grandes romarias ao Santuário de Campos Altos tiveram origem em 1976 com a Romaria da Alegria, iniciativa de Dona Sebastiana da cidade de Araxá. A partir de então novas romarias foram organizadas em outras cidades circunvizinhas, e a cada ano outras foram surgindo.

Ao longo dos anos seguintes as romarias cresceram de tal forma que os dois primeiros templos tornaram-se pequenos para receber os devotos. Com auxilio da comunidade, o empreendedor Pe. Jorge Correa construiu a terceira e maior igreja do Santuário, com capacidade para receber centenas de fiéis, inaugurada em 12 de outubro de 1988. Também foram construídos banheiros, bebedouros, reservatórios de água, amplo estacionamento, lanchonetes e restaurantes, ampliando as dependências do belíssimo complexo religioso, que se tornou o cartão postal da cidade.

Devido à grande peregrinação e veneração a Nossa Senhora Aparecida que acontece no Santuário, em 16 de julho de 1998, a Diocese de Luz reconheceu e intitulou o complexo religioso como “Santuário Diocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida”. Em seguida também foi reconhecido pelo Vaticano como o segundo do Brasil em número de peregrinações.

Em 26 de janeiro de 2010 foi entregue ao Santuário de Campos Altos uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, doada pelo Sr. Francisco Sebastião Ferreira (Chico Raimundo). Com 17,10 metros de altura é a maior imagem da Padroeira do Brasil. No mesmo ano também foi doada ao Santuário uma imagem de 4 metros de altura de Nossa Senhora das Graças, doada pelo Reitor naquela época, o Reverendo Pe. Jorge Corrêa.

Durante o ano pessoas de todos os recantos de Minas Gerais e dos Estados próximos, visitam o Santuário de Campos Altos. Mas é no dia 12 de Outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, momento em que todos se voltam para acompanhar os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro.

As felizes iniciativas e conquistas inseriram definitivamente Campos Altos no circuito do turismo religioso e da fé, que certamente será o futuro econômico da cidade. Haja vista, que a cada ano o Santuário tem recebido significativa elevação do número de visitantes e romeiros.

Como Chegar/ Referência de Acesso

Fica no topo da cidade, na saída para a BR262, pela Avenida José Bueno de Paula, após a Estação de energia da CEMIG.

 

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator