Banner Top

Imagem de São Jerônimo

     A Imagem de São Jerônimo, talhada em madeira, encontra-se no altar-mor da igreja dedicada ao santo, no distrito de São Jerônimo dos Poções. Apresenta técnica apurada de fabricação com policromia (técnica de pintura realizada em várias camadas) e com ensambladuras (blocos de madeira), mede 1,47 cm de altura. Segundo os moradores locais, foi confeccionada em Portugal há mais de cem ano. A peça teria chegado ao distrito na época da construção da primeira igreja dedicada ao santo, provavelmente no começo da formação da localidade, por volta dos anos 20 e 30 do século XIX.

      A imagem ficava no altar-mor da igreja, situada atrás do cemitério, que funcionou até a década de 1940. Depois a escultura foi transferida para novo templo, construída no centro do distrito, em 1947, a partir de então permanece no local até hoje. Pela análise dos dados citados acima referente à imagem de São Jerônimo, pode-se dizer que, possivelmente é uma das peças sacras mais antigas do município, sendo uma referência histórica para São Jerônimo dos Poções, primeira ocupação urbana no território que conforma atualmente Campos Altos.

      São Jerônimo é um dos quatros doutores da Igreja Católica, protetor dos editores, livreiros, tradutores, humanistas e das tempestades. Desde sua chegada ao distrito, a Imagem do santo é adorada pelos fiéis por bênçãos recebidas, pela proteção dos raios e trovões, que em compensação organizam e realizam a festa do padroeiro, comemorada no dia 30 de setembro.

      Até pouco tempo atrás a festa de São Jerônimo durava três dias, contendo em sua programação: leilão, procissão, terço, missas com cantos líricos, novenas em várias casas que durava meses (final de agosto a inicio de outubro). O objetivo era arrecadar prendas para leiloar na culminância da festividade, movimentando a localidade e a vizinhança.

      Atualmente a festa não tem a expressão de antes por que muitos devotos mudaram de São Jerônimo dos Poções para a cidade de Campos Altos ou outros centros urbanos em busca de melhores condições de vida. Durante o festejo acontecem novenas em algumas casas de devotos e no dia do padroeiro é realizado missa, procissão na qual a Imagem é carregada pelos fiéis em andor, percorrendo toda a extensão da rua principal do distrito. Mas mesmo assim a festa tem um caráter especial por ser um dia extraordinário no calendário local.

      Em termos religiosos podemos dizer que a imagem é depositária de uma grande devoção popular, observável na participação e envolvimento dos moradores locais em sua festividade.

Imagem de São Jerônimo

Igreja de São Jerônimo dos Poções

                    Localização Igreja de São Jerônimo / Imagem de São Jerônimo

Email: cultura@camposaltos.mg.gov.br

Telefone: (37) 3426-9120

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator