Banner Top

Imagem de São Jerônimo

     A Imagem de São Jerônimo, talhada em madeira, encontra-se no altar-mor da igreja dedicada ao santo, no distrito de São Jerônimo dos Poções. Apresenta técnica apurada de fabricação com policromia (técnica de pintura realizada em várias camadas) e com ensambladuras (blocos de madeira), mede 1,47 cm de altura. Segundo os moradores locais, foi confeccionada em Portugal há mais de cem ano. A peça teria chegado ao distrito na época da construção da primeira igreja dedicada ao santo, provavelmente no começo da formação da localidade, por volta dos anos 20 e 30 do século XIX.

      A imagem ficava no altar-mor da igreja, situada atrás do cemitério, que funcionou até a década de 1940. Depois a escultura foi transferida para novo templo, construída no centro do distrito, em 1947, a partir de então permanece no local até hoje. Pela análise dos dados citados acima referente à imagem de São Jerônimo, pode-se dizer que, possivelmente é uma das peças sacras mais antigas do município, sendo uma referência histórica para São Jerônimo dos Poções, primeira ocupação urbana no território que conforma atualmente Campos Altos.

      São Jerônimo é um dos quatros doutores da Igreja Católica, protetor dos editores, livreiros, tradutores, humanistas e das tempestades. Desde sua chegada ao distrito, a Imagem do santo é adorada pelos fiéis por bênçãos recebidas, pela proteção dos raios e trovões, que em compensação organizam e realizam a festa do padroeiro, comemorada no dia 30 de setembro.

      Até pouco tempo atrás a festa de São Jerônimo durava três dias, contendo em sua programação: leilão, procissão, terço, missas com cantos líricos, novenas em várias casas que durava meses (final de agosto a inicio de outubro). O objetivo era arrecadar prendas para leiloar na culminância da festividade, movimentando a localidade e a vizinhança.

      Atualmente a festa não tem a expressão de antes por que muitos devotos mudaram de São Jerônimo dos Poções para a cidade de Campos Altos ou outros centros urbanos em busca de melhores condições de vida. Durante o festejo acontecem novenas em algumas casas de devotos e no dia do padroeiro é realizado missa, procissão na qual a Imagem é carregada pelos fiéis em andor, percorrendo toda a extensão da rua principal do distrito. Mas mesmo assim a festa tem um caráter especial por ser um dia extraordinário no calendário local.

      Em termos religiosos podemos dizer que a imagem é depositária de uma grande devoção popular, observável na participação e envolvimento dos moradores locais em sua festividade.

Imagem de São Jerônimo

Igreja de São Jerônimo dos Poções

                    Localização Igreja de São Jerônimo / Imagem de São Jerônimo

Email: cultura@camposaltos.mg.gov.br

Telefone: (37) 3426-9120