Banner Top

FESTA DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM CAMPOS ALTOS

      A Festa de Nossa Senhora Aparecida já foi celebrada em diversas datas: 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição; 7 de Setembro, dia da independência; e no  5º domingo após a Páscoa. Em 1953 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) determinou que a festa fosse celebrada, definitivamente, no dia 12 de outubro de cada ano. Essa data foi escolhida por ser a data do Descobrimento da América, e por coincidir também com o Dia da Criança.

      Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei n. 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.

Com relação ao aspecto religioso, a Festa de Nossa Senhora Aparecida tem o objetivo de reviver o início dessa devoção em outubro de 1717, com o aparecimento da Imagem no Rio Paraíba do Sul.

      A festa de Nossa Senhora Aparecida de Campos Altos acontece desde a década de 1970, no Santuário dedicado a Santa. Inicialmente a manifestação cultural começou a organizada pelo zelador do local, o Sr. Mariano Pereira Dias, com celebração de missas, procissão, novenas, participação de devotos campos-altenses e de alguns romeiros de cidades vizinhas. Com decorrer do tempo, tanto o lugar como a festa ficaram conhecidos na região do Alto Paranaíba e Triangulo Mineiro por diversas bênçãos concedidas por Nossa Senhora Aparecida a seus devotos e cada ano o número de fiéis aumentava.  Atualmente o Santuário recebe no dia 12 de outubro, cerca de 100 mil romeiros vindos de várias cidades do Brasil. A festa envolve mais de 600 pessoas na organização e diversos ambulantes de várias partes do país montam suas barracas em uma área própria no santuário e comercializam comidas, bebidas, roupas, eletrônicos e artigos religiosos. A prefeitura municipal apoia a festa oferecendo suporte à festa, divulgando o evento e ainda disponibiliza aos artesãos campos-altenses a infraestrutura necessária para expor suas mercadorias durante o evento.

       A programação da festa é constituída por novenas ocorridas durante todo o mês de setembro no município e entre os dias 01 e 12 de outubro há realização de missas, carreatas, procissão a pé, a cavalo, confissões, leilões, batizados, shows. Sendo que no dia 12 e outubro ocorre celebração de missas de hora em hora (05:00 as 18:00h) com bênção especial para devotos, romeiros, cavaleiros, motoqueiros, caminhoneiros. Durante os dias festivos acontecem todas as noites leilões e bailes dançantes com bandas locais e regionais nos salões do santuário.

 

 

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator