A Corporação Musical Lira Santo Antônio, fundada em 03 de março de 1955, teve suas origens ligada a um fato pitoresco. Alguns músicos da cidade contrataram um músico da cidade vizinha de Bambuí – MG, para auxiliá-los na apresentação em um baile. No entanto o músico contratado não apareceu, forçando aqueles músicos se apresentarem sem o esperado auxilio. Após a apresentação decidiram que não mais passariam por esta dificuldade, e fundaram a Lira Santo Antônio para dar-lhes suporte nas apresentações, e formar novos músicos que integrariam a futura banda de música.

Os fundadores Vicente de Paula, José José Justiniano Gonçalves (o popular Dé), Geraldo da Néa, Afonso Camilo, Baltazar Amaro, João Preguiça, Tarcísio Pinto e Waldemar Lima, elegeram o companheiro Tarcísio Pinto para presidir a corporação, e convidaram o músico José Bicalho para a função de maestro. Tão logo assumiu a função, o Maestro José Bicalho iniciou uma escola para formação de novos músicos, e o Presidente Tarcísio Pinto adquiriu os primeiros instrumentos. Decorrido algum tempo, e com o crescimento da corporação, fez-se necessário a construção de uma sede. Com boa vontade e ajuda das pessoas da cidade, foi construído um pequeno galpão para abrigar a escola de músicos e para os ensaios da banda.

Dos fundadores apenas o Sr. Waldemar Lima ainda é integrante ativo. Com grande dedicação ele foi o guardião pela manutenção em atividade da corporação. Defende, ainda, com afinco os seus interesses, e participa como músico e também dirigente. É um exemplo para as novas gerações de músicos.

Atualmente sob a regência do Maestro Antônio José dos Santos, a Lira Santo Antônio registra mais um capítulo relevante em sua história. Contratado em janeiro de 2006, pelo atual Prefeito Municipal Sr. Geraldo Barbosa Leão Júnior, o Maestro Antônio encontrou a banda de música inativa. Após iniciar os trabalhos com os músicos existentes e disponíveis, ele firmou uma parceria com o Projeto Curumim (projeto de assistência pedagógica a menores carentes), de onde vieram a maioria dos músicos na época. Com apenas seis meses de estudos e preparação, em setembro de 2006 foi realizada a primeira apresentação oficial desta nova formação.

Após esta nova etapa, a banda adquiriu novos uniformes, em vários modelos, e conseguiu junto a Secretaria Estadual de Cultura e parceiros diversos instrumentos novos. No ano de 2009 foi aprovado o projeto para uma nova sede, com recursos do FEC- Fundo Estadual de Cultura, e contrapartida da Prefeitura de Campos Altos. O projeto elaborado pelo Presidente em exercício da Corporação, Sr. Carlos Roberto de Carvalho, e desenho arquitetônico do Engenheiro Zoroastro Nery, recebeu um aporte financeiro significativo da Prefeitura, graças ao empenho do Prefeito Claudio Donizete Freire. Sede esta que foi inaugurada em 2012 e onde acontece hoje em dia as aulas de música e ensaios da banda.

Em 2011 e 2012 a Escola de Música da Lira Santo Antônio recebeu apoio do Criança Esperança, que possibilitou um salto gigantesco na quantidade alunos e na qualidade do aprendizado musical, bem como na formação de músicos, e conseqüentemente na substancial melhoria da Banda de Música. Com este apoio a Escola de Música conseguiu afetar positivamente toda a comunidade em relação a cultura musical.

Em Campos Altos não tem meninos de rua, tem meninos de música. A atual Banda de Música é composta de 62 músicos, em sua maioria crianças e adolescentes, sendo que, quarenta foram formados dentro do Projeto Criança Esperança. As aulas de música são gratuitas, realizadas em sua sede, e com instrumentos de sua propriedade. A Escola de Música da Lira Santo Antônio possui hoje mais de 200 alunos e é mantida pelo apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal. E assim se faz a história da Lira Santo Antônio: com apoio dos camposaltenses, dos prefeitos, dos políticos e deputados amigos da cidade, a dedicação de maestros e músicos. Não é possível citar o nome de todas as pessoas, visto que a precariedade dos arquivos da Corporação poderia nos induzir a cometer injustiças. Mas todos que por aqui passaram deram sua parcela de contribuição para história da nossa querida corporação musical.

A Lira Santo Antônio hoje formada por 62 músicos se apresenta em quase todos os eventos municipais e atende também cidades adjacências, cobrando apenas a alimentação dos músicos, e  estadia quando necessário. O transporte é fornecido pela Prefeitura Municipal de Campos Altos. Anualmente acontece em Campos Altos o Encontro Regional de Bandas, onde a anfitriã Lira Santo Antônio recebe diversas bandas de nossa região para um dia inteiro de apresentações.

Site oficial da Banda Lira Santo Antônio:

Link do Site Oficial da Banda