Banner Top

BREVE HISTÓRICO DA CORPORAÇÃO MUSICAL LIRA SANTO ANTÔNIO

          O Registro da Corporação Musical Lira Santo Antônio como forma de expressão de Campos Altos atende ao pedido encaminhado pela Diretoria da Instituição. A motivação para o Registro relaciona-se ao reconhecimento da Banda como símbolo cultural do município, sendo que a titulação Lira Santo Antônio como patrimônio imaterial insere-se no contexto de atuação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural no que se refere à preservação dos bens culturais da localidade.

       Desta forma, o Registro constitui-se como etapa inicial no processo de valorização da forma de expressão sonora executada pela Banda. Em reunião realizada em 10 de novembro de 2014, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural deliberou referente ao assunto e declarou a Banda Lira Santo Antônio como Patrimônio Cultural Imaterial de Campos Altos.

UM SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE

 

O começo

       Em meados dos anos 1950, um grupo de jovens amigos, amantes da música, resolveu realizar um grande sonho: fundar uma banda de música na cidade. Eram eles: Waldemar Lima, Vicente de Paula Euzébio, José Cornélio Bicalho, Afonso Camilo Cardoso, José Justiniano Gonçalves, Tarcísio Pinto da Silva, Baltazar Amaro, dentre outros –  é o que relatou o Sr. Waldemar Lima, ele faleceu em 2016.

       Ainda conforme depoimento oral do Sr. Waldemar, o ápice para concretização desse sonho aconteceu no carnaval de 1955, quando músicos de Bambuí não compareceram para tocar no então salão de festas da Praça de Esportes Vicente Eusébio e filhos que funcionava no local onde atualmente está instalado o Posto Xodozinho. Como o jovem Lima e seus amigos já estavam contratados para comandar o evento tiveram que “puxar” no improviso o carnaval daquele ano.

        Tarefa esta que foi um tanto complicada, pois até aquele momento eles não eram músicos, participavam dos bailes carnavalescos apenas como cantores de marchinhas. Por causa desse fato inesperado, resolveram criar uma banda na cidade para não depender de músicos terceirizados. Entretanto, nenhum dos aspirantes a instrumentistas possuíam formação musical, decidiram convidar o Sr. José Alves Bicalho, professor e detentor de um raro conhecimento musical, para ministrar-lhes aulas.

         Em 04 de março de 1955, um dia após o fim do carnaval de 1955, aconteceu a primeira aula para 18 rapazes, com faixa etária mediana entre 25 e 30 anos, da então Escola de Música Lira Santo Antônio, numa sala cedida pelo Sr. Sinésio Gomes de Oliveira que era dono de uma padaria, situada na Rua Maria Rita Franco, no centro de Campos Altos.

        Logo depois, a Prefeitura Municipal cedeu uma sala, onde funciona hoje a Escola Municipal Madre Emanuela Favalle, na qual as aulas de música prosseguiram por certo tempo. Passaram por vários lugares na cidade até construírem sede própria em 1966. Esses estudantes de música foram os primeiros integrantes da Banda de Música, sendo presidida, inicialmente, por Tarcísio Pinto da Silva, sob a regência do maestro José Alves Bicalho.

       O Sr. Anir João Mendes, ex-integrante e presidente da banda em 1959, conta que logo no início da formação da Lira Santo Antônio, o Sr. Waldemar Lima e outros amigos descobriram uma banda inativa, na cidade de São Roque de Minas, que estava vendendo seus instrumentos a preço barato. Os colegas de Campos Altos juntaram dinheiro e assim adquiriram os primeiros instrumentos para a banda.

       Com o aumento do número de músicos e com as apresentações em eventos religiosos, cívicos, aniversários da cidade, carnaval, etc., cada vez mais frequentes no município, a banda foi ganhando a simpatia dos moradores e começou a receber doações de instrumentos, que, embora longe de atenderem sua necessidade crescente, eram sempre bem-vindas. Alguns dos participantes que se desligavam também doavam seus instrumentos para que novos integrantes pudessem aprender.

       O repertório da banda era preparado a partir de composições e arranjos do próprio Maestro José Alves Bicalho. Segundo Sr. Anir João, o primeiro dobrado – gênero musical tradicional das bandas de música – que a Lira Santo Antônio conseguiu tocar em público se chamava Sonhando, muito “bonitinho”.

     Inicialmente os estudantes eram todos homens, nenhum deles vivia de música, nem mesmo o maestro. As aulas aconteciam todas as noites, de segunda a sexta feira, no horário de 18 horas até por volta das 22 horas. Sendo assim, durante o dia desempenhavam atividades profissionais diversas.

   Foi em um de seus trabalhos que o professor de música e também marceneiro, José Alves Bicalho, teve a oportunidade de contar ao então vereador Francisco Sebastião Ferreira, conhecido como Chico Raimundo, seu desejo de fundar oficialmente uma banda em Campos Altos. Em 1956 a Câmara Municipal de Vereadores apresentou um projeto de lei, de autoria de Chico Raimundo, propondo a criação de uma escola de música.

    Assim, em 20 de junho de 1956, o então Prefeito Municipal, Wilson Falco, assinou a Lei nº 105, criando a primeira escola de música do Município de Campos Altos, permitindo a Prefeitura contratar um professor de música. A partir de então, o Sr. José Bicalho foi contratado pelo poder público municipal, dedicando-se exclusivamente à formação de instrumentistas.

     Devido à efetiva atuação e qualidade musical, já no início da década de 1960, além de participar frequentemente dos principais eventos religiosos, cívicos, populares de Campos Altos, a Lira Santo Antônio tocava em cidades vizinhas, como: São Gotardo, Córrego Danta, São Roque de Minas, Ibiá e Pratinha. O Sr. Waldemar Lima relata que, em 1968, a banda foi contratada para tocar no carnaval em Ibiá, e fizeram o maior sucesso entre os foliões.

    As doações e primeiras apresentações foram muito importantes tanto para a construção da primeira sede, em 1966, quanto para a aquisição dos instrumentos e uniformes. Mas nada se fez sem uma boa dose de empenho e muito querer dos integrantes fundadores da Lira Santo Antônio. A edificação da sede própria melhorou a infraestrutura, tanto para a realização de aulas, como para a guarda dos instrumentos, existência de local fixo e apropriado para ensaios e reuniões dos componentes da banda.

     Prosseguindo com o desenvolvimento socioeconômico que teve seu auge nos anos de 1950 e 1960, a cidade de Campos Altos recebeu, nas décadas de 1970 e 1980, diversas obras de infraestrutura: houve a construção da delegacia de polícia, posto de saúde, rodoviária, implantação da rede de esgoto, pavimentação de ruas e fundação do Clube Social de Campos Altos, dentre muitas outras melhorias.

    Foi nesse clima de progresso que, em 16 de janeiro de 1973, a Corporação Musical Lira Santo Antônio assumiu personalidade jurídica, dotada de estatuto, presidência e diretoria, tendo sua sede oficializada à Rua Júlia de Paula Lemos, 90 – Centro – Campos Altos. Em seu estatuto, foram listados os objetivos da Corporação, sendo alguns dos principais: difundir a arte musical, por meio da execução de instrumentos de sopro e percussão; manter, em caráter permanente, uma Banda de Música e uma escola, para o ensino gratuito da música; e estimular os jovens da comunidade a frequentarem as aulas de música, para sua socialização e profissionalização.

   A primeira diretoria eleita, empossada e lavrada na Ata de Fundação da Lira Santo Antônio, evidencia a participação efetiva e constante do Sr. Waldemar Lima e do Maestro José Alves Bicalho nas atividades da Corporação.

    Esse registro jurídico e administrativo facilitou o recebimento de mais doações por terceiros, tanto instituições públicas como privadas e ou admiradores, para manutenção das atividades da escola e banda de música, que continuou participando ativamente da vida social e cultural dos cidadãos de Campos Altos.

O Maestro José Alves Bicalho

O maestro fundador da Lira Santo Antônio desempenhou um papel imprescindível para o estabelecimento da banda, como professor de música, regente e excelente instrumentista em Campos Altos.

O Sr. Anir João Mendes enfatiza a importância para a criação da Lira Santo Antônio, a participação do José Alves Bicalho, que era excelente professor de música na época, principalmente o acordeom, apaixonado pela arte, posteriormente se tornou maestro da banda. Já o Sr. Waldemar Lima relata que ele e o regente abriam a escola às 18h e fechavam, às vezes, às 22h, o maestro ensinando e os demais integrantes ensaiando.

O Maestro José Alves Bicalho manteve-se como regente até o seu falecimento, em 1987. A partir desse momento, diversos maestros passaram pela banda sem nenhum sucesso, o que ocasionou um enfraquecimento da atuação da Corporação.

No período de 2004 a 2005, a Banda esteve praticamente inativa, pela falta de regente. Porém, segundo o Sr. Waldemar Lima, a Lira Santo Antônio nunca encerrou totalmente suas atividades, participando, sempre que possível, das festividades da cidade e região.

 

NOVOS ARES ENVOLVEM A LIRA SANTO ANTÔNIO

Um maestro persistente

Antônio José dos Santos, o atual maestro da Lira Santo Antônio, é natural da cidade de Perdões, a 238 quilômetros de Campos Altos. Em sua cidade natal descobriu a música desde muito cedo. Aos 10 anos de idade viu a banda local desfilar na rua, achou interessante e procurou meios de ingressar nela. Desde essa época começou a estudar vários instrumentos. Sempre muito interessado e profundo conhecedor de música e das particularidades dos instrumentos, foi desenvolvendo seu posto na Lira Perdoense até chegar ao cargo de regente auxiliar.

Toninho, como carinhosamente todos o chamam, é um dos integrantes atuais mais admirados da Lira Santo Antônio. Conquistou a estima dos cidadãos mais velhos de Campos Altos por ter conseguido reorganizar a banda, que enfrentava um período de baixíssima participação desde a morte de seu primeiro maestro, o José Alves Bicalho.

Com seu perfil diplomático, foi um dos grandes responsáveis pela revitalização da Banda, unindo por meio da música gerações bastante diferentes. Os antigos integrantes veem no maestro uma pessoa de persistência, que luta pelos interesses da banda, além de um líder nato. Já os integrantes mais jovens o percebem como um bom professor, uma figura presente que lhes ensina a arte musical e lhes aconselha sobre atitudes do dia a dia. O maestro é reconhecido pelas suas qualidades como educador, como transmissor de um conhecimento e um profundo conhecedor e apaixonado pela música.

 

Estratégias de um regente inabalável

Em 2005, o maestro Toninho foi contratado pela Prefeitura Municipal. Ele reuniu-se com músicos atuantes, buscou novos integrantes e, depois de seis meses de trabalho, a Banda voltou a se apresentar em eventos. O maestro conta que sua mudança para Campos Altos, e sua contratação, surgiram a partir da vontade do então prefeito Geraldo Barbosa Leão Júnior (2005-2008) de reativar a banda de música da cidade.

Mas o começo do trabalho do maestro não foi uma tarefa fácil. Pouco a pouco, foi necessário reerguer o interesse e a confiança dos moradores na tradicional banda. Ele teve a sensibilidade de distinguir a importância de manter e respeitar o conhecimento dos tradicionais integrantes da banda, mas também de buscar o ingresso de novos aprendizes.

Inicialmente, em respeito à história e aos conhecimentos dos mais velhos, assim que assumiu a regência da banda, Toninho convocou uma reunião com os instrumentistas ativos. Nesta ocasião, informou-se sobre o repertório tradicional da Banda, conheceu alguns dos primeiros músicos da instituição e colocou-se disposto a reger e reestruturá-la, contando com a participação de todos. Com esta atitude conquistou a confiança e o respeito dos fundadores da Lira Santo Antônio e ou músicos precursores. Alguns destes se engajaram na nova fase, atualmente poucos permanecem na Corporação, principalmente pela idade avançada.

Uma das dificuldades enfrentadas pela banda era o baixo número de integrantes, sendo necessário o ingresso de novos membros para que tivesse número suficiente de instrumentistas. Para tentar resolver esse obstáculo, o recém-maestro estabeleceu uma parceria com o Projeto Curumim, programa socioeducativo gratuito, direcionado às crianças de 7 a 12 anos, oferecendo-lhes formação de diversas áreas do conhecimento, inclusive música. Naquele momento, a parceria teve sucesso, por que os alunos tiveram interesse em aprender a arte musical e alguns ingressaram na Banda. Toninho conta que, depois de muito trabalho, os alunos do Projeto frequentaram a Escola de Música da Lira Santo Antônio, fazendo aula de violão, de flauta, entre outros, e que ele ensaia, uma vez por semana, no Projeto Curumim, uma fanfarra.

Para manter os jovens aprendizes na Corporação, Toninho alterou o repertório da banda de maneira que ele ficasse mais atrativo aos novos integrantes. Retirou algumas execuções em estilo dobrado e inseriu em seu lugar músicas mais populares, desde clássicos da MPB a ícones da música internacional como algumas dos Beatles e da banda Abba. Por meio desta estratégia o maestro conseguiu transmitir seus conhecimentos em música para um público mais interessado. Sem abandonar as teorias tradicionais não excluiu de vez os dobrados do repertório da Banda, ao invés de impô-los como uma norma, os foi mesclando a outros estilos e assim cativando os novos instrumentistas de maneira harmoniosa.

Com o apoio do Projeto Criança Esperança, entre 2011 e 2012, a escola de música, ministrada pelo professor Toninho, ofereceu aulas para centenas de alunos que tiveram a oportunidade, gratuitamente, de aprender a arte musical como instrumentistas. Ao final do projeto, 40 deles foram integrados à banda de música, promovendo mais refinamento nos concertos da Lira Santo Antônio.

Toninho obteve sucesso em sua empreitada. A Banda revigorou sua atuação musical no cotidiano de Campos Altos e região, na atualidade cresce cada vez mais.

 

Criatividade e o empreendedorismo

Devido ao empenho do Presidente da Lira Santo Antônio, Carlos Roberto de Carvalho, por meio de pesquisas e elaboração de projetos para concorrência em editais públicos de incentivo às bandas civis de música, a Corporação recebeu o apoio de renomadas instituições públicas.

Em 2008 e 2012, foi contemplada pelo Programa Nacional Bandas de Músicas da FUNARTE (Fundação Nacional de Artes, órgão do Ministério da Cultura), e no ano de 2010, pelo Programa Estadual de Apoio às Bandas Civis de Música da Secretaria de Estado de Cultura, para comprar instrumentos. Em 2009, por meio do edital do Fundo Estadual de Cultura – FEC, foi aprovado, com contrapartida da Prefeitura Municipal, o projeto para a construção da nova sede da Lira Santo Antônio, que veio a solucionar, ainda, os problemas de ausência de espaço adequado que dificultava a organização dos arquivos e a manutenção de objetos que preservam a memória da Corporação, além de local apropriado para que todos os integrantes da banda pudessem realizar ensaios frequentes.

Em cerimônia solene, com a presença de autoridades locais, em primeiro de abril de 2012, a nova sede foi inaugurada, dispondo de recepção, sala de aula, sanitários, cantina, estúdio de gravação e sala de ensaios. Toda a mobília e equipamentos necessários ao seu funcionamento foram adquiridos com recursos financeiros advindos também do Fundo Estadual de Cultura –  FEC, com contrapartida da Prefeitura Municipal.

Um patrocínio de destaque conquistado pela Lira Santo Antônio, entre os anos de 2011 e 2012, foi o apoio do Projeto Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão, em parceria com a UNESCO, que viabilizou a ampliação do atendimento e manutenção da escola de música, recebendo centenas de crianças e jovens. Essa ação possibilitou a formação dos novos instrumentistas qualificados tecnicamente e o ingresso de alguns deles à banda.

Outro projeto realizado pela atual Diretoria da Corporação, também financiado pelo FEC, é o Música na Praça, que já está em sua 4ª edição. O evento ocorre em um final de semana, na Praça Benedito Valadares, com participação de alunos da Escola de Música, da Lira Santo Antônio, de outras de cidades vizinhas, e outros artistas locais e regionais. O projeto amplia a experiência musical dos alunos da Escola de Música da Lira Santo Antônio, desenvolvendo o potencial artístico-cultural e as aptidões musicais de cada um, respeitando suas limitações e individualidades. Essa atividade promove momentos de encontros, lazer, divertimento e ainda incentiva o apreço pelos moradores de Campos Altos à arte musical, fortalecendo o vínculo afetivo e simbólico pela banda.

Site oficial da Banda Lira Santo Antônio:

Link do Site Oficial da Banda

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator