Banner Top

A tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma das mais importantes celebrações da cultura e da fé do povo mineiro. A origem da Festa está na devoção à Virgem do Rosário, santa de tradição cristã e branca, que se transformou em protetora dos pretos em Minas Gerais. Ao longo do tempo os festejos têm destacado pela manutenção das tradições afrodescendentes do Estado pela oralidade, consolidando-se como um lugar de memória que reinventa suas tradições, a cada ano, na realização das homenagens à santa votiva.

Em Campos Altos, a celebração religiosa denominada por seus protagonistas como “Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito” e popularmente conhecida como “Festa do Rosário” ou “Festa do Congado” está em atividade quase ininterrupta há mais de cem anos. Um dos precursores da Festa na localidade foi o Francisco Virgínio, descendente de escravos que morava no distrito de São Jerônimo dos Poções, pertencente a Campos Altos. Na década de 1920, ele se mudou para a cidade de Campos Altos, e, juntamente com o amigo Bernardino José Ferreira, deu continuidade aos tributos comemorativos a Nossa Senhora do Rosário. A partir de então surgiram outras guardas, como por exemplo, as existentes atualmente: “Moçambique Luz Divina”, “Catupé São Benedito” e “Caputé Pena Verde”; e a tradição se mantém viva até hoje, de geração em geração.

Atualmente a “Festa do Rosário” acontece anualmente no último fim de semana de maio, é organizada pelo Grupo Moçambique Luz Divina e pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio das outras guardas locais e da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Participam da festa grupos de congado de Campos Altos e de várias outras cidades da região e do Estado. A festividade é sem dúvida uma expressão cultural que se encontra enraizada nas práticas culturais e na vida social dos congadeiros. Os grupos de Congo e Moçambique e outros participantes do evento, refletem em seus comportamentos a memória, a identidade e os valores que permeiam a história e a tradição da Festa que é um dos elementos formadores da cultura religiosa e festiva de Campos Altos.

Por esse valor religioso, histórico e cultural a “Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito”, foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial de Campos Altos no dia 31 de outubro de 2019 pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e homologada pelo Prefeito Municipal, Paulo Cezar de Almeida. Tal declaração significa que o poder público municipal atuará em parceria com grupos de congados locais na realização de ações de preservação desse valioso bem cultural à contemporaneidade e gerações futuras. Para fazer esse processo de reconhecimento foi necessário realizar um estudo técnico a respeito da Festa, sendo coordenado pelo Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Ferreira Martins e desenvolvido pela empresa Preserve Arquitetura e Urbanismo, por meio da historiadora, Keila Pinto Guimarães. O referido trabalho foi analisado nos últimos meses e aprovado recentemente pela Secretaria Estadual de Cultura, através do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artísitico de Minas Gerais – IEPHA, no âmbito do programa ICMS Patrimônio Cultural.

Para a capitã regente do grupo “Moçambique Luz Divina”, Cláudia Aparecida Batista Silva, esse reconhecimento da “Festa do Rosário” significa: Uma grande conquista para congadeiros de Campos Altos para manter viva a tradição de seus antepassados. Louvando, cantando e dançando em honra a Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito”.

O Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Rideny Ferreira Martins, ressalta a importância da “Festa do Rosário” ser reconhecida como patrimônio cultural imaterial municipal: “Através desta iniciativa de valorização e proteção como patrimônio imaterial, asseguramos a salvaguarda dessa relevante manifestação cultural em Campos Altos; pelo seu valor religioso, cultural e histórico, garantindo assim sua permanência e continuidade. Da mesma forma que já temos reconhecida como patrimônio imaterial no município a Corporação Musical Lira Santo Antônio, agora temos a Festa de Nossa Senhora e de São Benedito e consequentemente os grupos de congado”.

O Prefeito Municipal, Paulo Cezar de Almeida, que é o Rei Perpétuo da Festa, também falou da importância deste registro: “O registro da Festa de Nossa Senhora e de São Benedito é um grande reconhecimento da importância religiosa e cultural desta celebração para Campos Altos. Agora o município terá mais maneiras e o compromisso de salvaguardar este patrimônio de nossa cidade”.

0 Comments

Leave a Comment

Stream TV ProNews - Stream TV ProWorld - Stream TV ProSports - Stream TV ProEntertainment - Stream TV ProGames - Stream TV ProReal Free Instagram FollowersPayPal Gift Card GeneratorFree Paypal Gift Cards GeneratorFree Discord Nitro CodesFree Fire DiamondFree Fire Diamonds GeneratorClash of Clans GeneratorRoblox free RobuxFree RobuxPUBG Mobile Generator Free Robux8 Ball PoolBrawl Stars GeneratorApple Gift CardFree V Bucks Generator 2022V Bucks GeneratorV Bucks Generator 2022V Bucks Generator FreeFree V BucksFree V Bucks 2022Fortnite v Bucks Generator