MAIS UM GRANDE EVENTO CULTURAL REALIZADO NO MUNICÍPIO COM SUCESSO

Aconteceu no dia 04 de agosto o “8º Encontro Regional de Bandas de Campos Altos”, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela Corporação Musical Lira Santo Antônio. O evento foi realizado na Praça Benedito Valadares e contou com a participação de sete bandas: Banda Som e Arte, da cidade de Arcos; Lira Vicentina Aterradense, da cidade de Luz; Lira Musical São Sebastião, de Nova Serrana; Banda Santa Cecília, da cidade de Rio Paranaíba; Banda de Música Santa Cecília, da cidade de Pains; Banda Musical José Viriato Bahia Mascarenhas da cidade de Pitangui e a anfitriã Lira Santo Antônio de Campos Altos.

O objetivo do Encontro de Bandas de Campos Altos é divulgar a cultura musical, realizar a confraternização dos músicos, proporcionando a oportunidade de enriquecimento musical, e colaborar com a manutenção da tradicional cultura mineira das bandas de música. Além disso, o encontro oferece diversão cultural aos moradores da cidade, e já se firmou como um evento anual tradicional no calendário cultural de Campos Altos.

Este ano tivemos uma grande novidade, durante o evento foram expostos produtos tradicionais da culinária local para degustação e venda: café, queijo artesanal, doces e outros produtos típicos da cidade. O público presente pode conhecer um pouco da culinária tão rica campos-altense. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Campos Altos.

O Encontro de Bandas de Campos Altos estava inserido na 7ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2019. Esta Jornada consiste na realização simultânea de diversas ações de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro, que estão sendo realizadas nos mês de agosto de 2019, em várias cidades do estado. O tema da Jornada este ano é “Culinária e Patrimônio” (veja mais sobre a Jornada na página 15). Um ótimo público esteve na Praça Benedito Valadares para acompanhar o evento. A execução de dobrados, músicas clássicas e populares encantaram a todos os presentes, numa confraternização rara nos tempos de hoje.