Aconteceu no dia 6 de junho na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo reunião do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos. O Conselho tem por finalidade assessorar o Prefeito no que diz respeito à preservação dos bens de valor cultural localizados no município de Campos Altos.

O Conselho é composto de 22 membros, representantes de várias áreas como: poder executivo, poder legislativo, sociedade civil, meios de comunicação, grupos culturais, associações, dentre outros e tem como Presidente o Sr. Rideny Ferreira Martins e Vice-presidente o Sr. Carlos Roberto de Carvalho.

Na reunião os conselheiros debateram diversos assuntos referentes ao Patrimônio Histórico e Cultural de nosso município. Dentre os assuntos discutidos destaque para:

– Trabalho do ICMS/Cultural 2019 – Exercício 2021;

– Finalização do processo de tombamento do imóvel situado na Rua Cornélia Alves Bicalho, 253, centro;

– Demolição do imóvel situado na Rua Tiradentes, 310, centro, bem inventariado como patrimônio cultural de Campos Altos;

– Autorização de reforma do imóvel situado na Rua Sagrados Corações, 54, centro, bem inventariado como patrimônio cultural de Campos Altos.

– Registro da Festa de Nossa de Nossa Senhora do Rosário e de São Bendito e dos grupos de Congado de Campos Altos como Patrimônio Imaterial de Campos Altos.

– Divulgação da lista dos bens culturais inventariados no município pertencentes ao patrimônio cultural;

– Projetos de Educação Patrimonial que serão realizados nas escolas e comunidade no ano de 2019, com o tema “Festa de Nossa de Nossa Senhora do Rosário e de São Bendito e grupos de Congado de Campos Altos”;

– Projeto de restauro da Imagem centenária de São Jerônimo dos Poções, bem tombado como patrimônio cultural de Campos Altos;

– Projeto de restauro e catalogação das primeiras partituras musicais da Corporação Musical Lira Santo Antônio;

– Site exclusivo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos, onde se encontra o Acervo Fotográfico de Campos Altos.

Eventos Culturais realizados e apoiados em 2019 e próximos eventos:

– 37º Encontro de Folias de Santos Reis;

– Roda de Viola;

– Carnaval de Rua de Campos Altos;

– Festa do Trabalhador de Campos Altos;

– Festa de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito (Congado);

– Festas Juninas – IV Arraiá Junino da Rodoviária;

– 8º Encontro Regional de Banda de Campos Altos;

– Aniversário de Campos Altos.

COMUNICADO

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos comunica: o Município possui dezenas de bens culturais protegidos por meio do Inventário, que é uma forma de proteção ao patrimônio cultural, prevista na Constituição Federal de 1988. O Inventário consiste na identificação dos bens culturais por meio do conhecimento da história e da memória de uma comunidade, desde seus primeiros habitantes até os dias atuais.

Cada bem inventariado é registrado em fichas que contêm informações históricas, descritivas, estados de conservação e preservação; acompanhadas de fotografias e mapas. O acervo cultural é organizado em um catálogo ordenado tecnicamente por bens imóveis, móveis, tradições, crenças, festas, rituais, expressões, paisagens urbanas e naturais.

Se você possui uma casa e ou objetos (fotos, acervo mobiliário, etc) que tenha valor histórico e ou cultural e desconhece se o bem faz parte do acervo cultural inventariado de Campos Altos, acesse o site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ou procure a Secretaria para maiores informações. Qualquer reforma e ou intervenção que venha ocorrer nesses bens deve ser comunicada primeiramente ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Campos Altos para uma orientação adequada e assim preservar seus valores culturais. ENDEREÇO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO DE CAMPOS ALTOS: Rua Cornélia Alves Bicalho, 401 – Centro.