O Carnaval de Rua de Campos Altos 2019 entrou para a história como o melhor carnaval que já aconteceu em nossa cidade. Isto devido à organização; a grande estrutura montada na Praça Benedito Valadares; as várias atrações do evento, com destaque para os blocos caricatos e as diversas atrações musicais; um forte esquema de segurança e apoio; e o mais importante, o grande número de foliões que estiveram presentes no centro de Campos Altos durante todo o carnaval.

O carnaval de rua aconteceu nos dias 02, 03, 04 e 05 de março na Praça Benedito Valadares (via pública); foram 4 noites e 2 matinês de muita folia e animação, onde os foliões se divertiram ao som das tradicionais marchinhas de carnaval, executadas pela Banda KZ Folia (Lira Santo Antônio), e das atrações principais: Banda Legend, João Lima e Daiene Lopes e Banda (banda esta toda formada por músicos de Campos Altos). A animação do evento foi de Sinval Cordeiro e DJ Maluquinho, que fizeram brincadeiras, danças e a distribuição de brindes para os foliões em cima do palco.

Como já é tradição em nosso município os foliões acompanharam e se encantaram com o desfile dos blocos caricatos: “Boi do Duda” e seus bonecos gigantes, as baterias da Escola de Samba “Tristeza Zero” e do bloco “Batucampos” e o bloquinho da Tia Popô, formado por mais de 100 (cem) crianças fantasiadas.

Este ano a grande novidade do Carnaval de Rua de Campos Altos foi o desfile dos blocos caricatos na matinê, que aconteceu na terça-feira (dia 05), onde muitas crianças puderam ver pela primeira vez os bonecos do “Boi do Duda”. Participaram do desfile também a Escola de Samba “Tristeza Zero”, o bloco “Batucampos” e o bloquinho da tia Popô. O desfile dos blocos na matinê era inédito, já que sempre aconteceram somente nas noites de carnaval. Mais uma inovação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos.

Uma grande estrutura foi montada na Praça Benedito Valadares, que contou com: tendas, palco, telões, som e iluminação, praça de alimentação, fechamentos e banheiros químicos. Também foi elaborado um grande esquema de segurança particular e apoio, em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. De plantão durante todo o carnaval no local do evento tivemos equipes da Secretaria Municipal de Saúde, equipes da Secretaria Municipal de Obras, equipes do Conselho Tutelar, equipes de bombeiros civis, equipes de seguranças particulares, equipes da Polícia Militar e Bombeiros Militar. Cerca de 100 (cem) pessoas (por dia) estiveram envolvidas na segurança e no apoio do evento.

Este ano, como aconteceu nos anos anteriores, foi montado estrutura de fechamentos nas entradas do carnaval, para realização de busca e revista nos foliões. Essa medida foi implantada há 5 anos e deu continuidade este ano para evitar a entrada de armas de fogo, armas brancas, garrafas de vidro e demais objetos perigosos no local do evento, dando maior segurança a todos os presentes. Com este sistema aliado a grande equipe envolvida na segurança e apoio do evento conseguimos diminuir a quase zero o número de ocorrências policiais e não tivemos brigas e confusões generalizadas no local.

Estima-se que durante os 4 dias de carnaval estiveram presentes no evento mais de 20 mil pessoas, e recebemos foliões de várias cidades da região, do estado e do país. O que se notou foi a presença das famílias e muitas crianças se divertindo com tranquilidade no carnaval.

Toda a cobertura do evento foi feita dia a dia pelo Jornal Campos Altos, pela assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Campos Altos e pela TV Integração (filiada a Rede Globo) que fez matérias sobre o carnaval de Campos Altos e transmissões ao vivo no MGTV. A decoração do Carnaval de Rua foi elaborada e produzida pelas Senhoras: Heloína Teixeira e Sandra Aparecida da Silva.

Mesmo com o cancelamento de vários carnavais de cidades de nossa região, a Prefeitura Municipal não mediu esforços para que fosse possível a realização do Carnaval de Rua de Campos Altos 2019, mantendo assim viva essa Cultura, que existe em nossa cidade há décadas e traz momentos de entretenimento e alegria para a população. Além disso, o carnaval aquece e movimenta a economia do município, já que centenas de turistas visitam a cidade nesta época e vários comércios temporários são abertos, gerando empregos e renda extra a várias famílias campos-altenses.

O prefeito municipal inclusive fez questão de antes da realização do nosso carnaval, consultar a Câmara Municipal, que foi unânime ao aprovar o acontecimento que é tão importante para a nossa cultura e tradição. “Nosso objetivo é promover lazer para a nossa população e fizemos isso de forma democrática. Quem optou em curtir a folia em Campos Altos pode constatar o nosso empenho em organizar tudo da melhor forma, oferecendo segurança a todos que estiveram presentes. Tivemos uma linda festa” afirmou Paulo Cezar de Almeida, prefeito municipal.

“Agradecemos a todos os foliões que estiveram presentes no Carnaval de Rua de Campos Altos 2019, e que contribuíram para uma festa de paz, alegria, muita música e samba no pé. Agradecemos também a todos que colaboraram na realização e no apoio deste grande evento cultural. Foi uma grande festa, preparada durante vários meses com muita dedicação e responsabilidade, para proporcionar um carnaval seguro e divertido a todos. E em 2020 aguardem grandes novidades para o Carnaval de Rua de Campos Altos”, disse Rideny Ferreira Martins, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos.