A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais consiste na realização simultânea de diversas ações de valorização da memória e do patrimônio cultural mineiro, que estão sendo realizadas nos mês de agosto de 2017, em várias cidades do estado.

O tema da Jornada este ano é “Outros olhares sobre o patrimônio cultural”. O objetivo dessa edição é oferecer a oportunidade de fruição dos bens patrimoniais, por meio da disponibilização de documentos e registros de difícil acesso, como projetos arquitetônicos, documentação técnica em geral, álbuns de família e documentação fotográfica histórica.

Através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Campos Altos participou de todas as edições anteriores da Jornada e este ano participou da 6ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais com a realização do “7º Encontro Regional de Bandas” e a exposição fotográfica, intitulada “Acervo Fotográfico de Campos Altos: informação e memória”, que aconteceram dia 13 de agosto de 2017 na Praça Benedito Valadares.

Descrição da ação: Por meio da realização do 7º Encontro Regional de Bandas de Campos Altos, com ênfase na apresentação da corporação musical local, Lira Santo Antônio, reconhecida como Patrimônio Cultural do Município por seu valor histórico, cultural e simbólico, buscou divulgar junto à comunidade a performance e qualidade musical das bandas participantes. Este Encontro teve o objetivo de sensibilizar os cidadãos de Campos Altos a apoiar e incentivar grupos culturais locais e regionais para preservá-los a gerações futuras. O Encontro teve a participação das bandas: Lira Santo Antônio de Campos Altos; Lira Vicentina Aterradense de Luz; Corporação Musical Abel Ferreira de Patrocínio; Banda Santa Cecília de Rio Paranaíba; Lira Musical José Jacinto Ribeiro Filho e Banda de Música José Viriato Bahia Mascarenhas de Pitangui. Fizeram apresentações gratuitas com o repertório de compositores regionais, mineiros, nacionais e internacionais. Durante o evento aconteceu ainda uma exposição fotográfica, intitulada “Acervo Fotográfico de Campos Altos: informação e memória”. Foram expostas cópias de fotografias de diversas épocas da Lira Santo Antônio e da cidade que fazem parte do acervo fotográfico da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campos Altos.

Resultados obtidos: Promoção e valorização das bandas participantes e sensibilização da população quanto à preservação das expressões culturais existentes em sua cidade e região. Divulgação da memória da Corporação Musical Lira Santo Antônio e da cidade por meio da exposição fotográfica.

“A comunidade é a melhor guardiã de seu Patrimônio!”